Votorantim é inserida no Mapa do Turismo Brasileiro

Após a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), desenvolver ações e projetos para valorizar o turismo na cidade, o município foi contemplado com sua inserção no Mapa do Turismo Brasileiro. Desta forma o município passa a compor a Região Turística História & Aventuras, que conta ainda com Sorocaba, Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto e Mairinque.

Para o prefeito Fernando de Oliveira Souza esse foi mais um importante passo e possibilita com que o município solicite recursos por meio do Ministério do Turismo. “Nossa proposta é desenvolver projetos para atender cada vez mais o potencial regional e fomentar o desenvolvimento da economia por meio do turismo”, ressalta.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez, o Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo de forma regionalizada e descentralizada. Cortez explica ainda que a construção do mapa é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. “Na prática essa ação significa que podemos captar projetos do Ministério do Turismo”, comenta.

Plano de Turismo

Outra ação realizada recentemente pelo prefeito Fernando foi a lei que institui o Plano Diretor de Turismo do município, que é uma ferramenta de planejamento estratégico do desenvolvimento turístico com o objetivo de fomentar os dados da demanda e da oferta de turismo e indicar propostas de ações de desenvolvimento organizado e sustentável da atividade.

A Prefeitura também faz um trabalho de planejamento e criação de políticas públicas de turismo para que a cidade consiga sua classificação como Município de Interesse Turístico (MIT), podendo, assim, trazer aplicações estaduais necessárias para seu desenvolvimento turístico, do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (FUMTUR).

Conquistado o MIT, o município passará a dispor de R$ 500 mil anualmente. “Esta é uma realidade que já estamos bem próximos graças ao empenho do prefeito nesses primeiros meses de mandato”, destaca Edson Cortez.