Por Djalma Luiz Benette

O vereador Fausto Peres (Podemos) foi à Central de Atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), nesta quarta-feira (29), conhecer o funcionamento do órgão e, em conversa com médicos, funcionários e coordenadoria, constatou que apenas 5 ambulâncias estão em circulação e as outras 5 estão em manutenção, ou seja, estão paradas na oficina.

Fosse um problema momentâneo, o entendimento para o problema seria.

Mas basta uma pesquisa naquilo que já foi publicado (uma pesquisa feita então nos arquivos do Samu vai demonstrar com uma precisão muito mais segura a dimensão do problema) para se verificar que as ambulâncias do Samu enfrentam o mesmo problema de estarem em manutenção ao menos desde 2013. Naquela legislatura, os vereadores de então Izídio de Brito e Pastor Apolo constataram que das mesmas 10 ambulância, 3 estavam paradas e em manutenção.

O problema, portanto, não é momentâneo e nem de hoje. Ou seja, por que nada muda? Mudou o prefeito, mudou o secretário da saúde, mudou o gestor, mas o problema segue sendo o mesmo. Até quando?

Situação de 2017: 50% parada

Sorocaba, atualmente, tem 5 ambulâncias em circulação e outras 5 estão em manutenção, ou seja, 50% da frota está parada na oficina, explica Fausto Peres.

Devido ao uso contínuo, 24 horas por dia, 7 dias da semana, é comum a manutenção frequente das viaturas do Samu, porém a agilidade no serviço é que fará com que essa parada mecânica não interfira nos atendimentos do Samu, explicou Fausto Peres.

No início do ano foi realizada uma regularização do Samu, na qual Sorocaba passou a receber R$ 460 mil a mais de repasse estadual para a saúde e por isso “vou procurar saber onde está sendo empregado este valor, pois a saúde não pode ficar como está”, finaliza Fausto Peres.

Situação de 2013: 50% parada

Os vereadores Izídio de Brito, Pastor Apolo e Fernando Dini, da Comissão de Educação, Saúde Pública e Juventude na legislatura de 2013, constataram o mesmo problema em 2013 quando foram fiscalizar a frota de veículos da prefeitura que estavam fora de circulação por conta de problemas como falta de manutenção.

Entre esses veículos estavam 13 ambulâncias e 3 viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Nessa época, Sorocaba tinha 5 ambulâncias de suporte básico e duas ambulâncias de suporte avançado. Ou seja, 3 de 7 estavam paradas em 2013, um percentual muito perto de 50% como ocorre hoje, 4 anos depois.

1 Comentário

  1. É simples, vejamos, a Secretaria da Saúde, apesar de mal alocada pela prefeitura de Sorocaba que vive jogando as seções para todos os lados, é a que mais tem verba, note que os carros utilizados pelos chefes dessa secretaria, tem ar condicionado, direção hidráulica, são os mais novos, nas suas instalações no prédio do Seminário, a até 6 meses atrás, eles eram a unica secretaria que tinha ar-condicionado. O dinheiro que é recebido por eles, é usado para aumentar o conforto dos chefes, não para diminuir o sofrimento dos cidadãos.
    Recentemente a prefeitura “jogou” toda a Divisão de Fiscalização num galpão, sem ventilação, sem INTERNET, sem telefone. Eles mau conseguem atender os cidadãos, não fosse a vontade de trabalhar do Novo Secretário da SESDEC, (agora a Fiscalização está subordinada a essa Secretaria), estaria pior ainda.
    A Secretaria de Esportes, não fosse a força do Secretário teria ficado jogada as traças.
    É só dar uma volta na Seção de Manutenção da Frota e depois olhar o estacionamento dos veículos oficiais do paço, que você nota a que na balança Conforto_Cidadão X Conforto_Cargo pesa mais o cargo…

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