Veja os principais sintomas que podem deixar o relacionamento mais frio

As relações humanas tendem a esfriar com o tempo? Infelizmente parece que sim, não só na área afetiva – amorosa, mas amizades, familiares, afirma a psicóloga clínica e terapeuta sexual Osmeire Tobias Mendes.

Por que desanimamos e até mesmo desistimos?

“Esquecemos que a conquista precisa ser diária em todas as relações humanas. Talvez o casal precise de ajustes no relacionamento”, comenta Osmeire.

De acordo com ela, um sintoma que mostra a crise é a comunicação truncada, a conversa já não flui mais, sem reflexão, toda conversa vira uma discussão. Outros sinais são: grosseria, intolerância, excesso de críticas, repetição de discussões do passado, vida sexual fria ou inexistente.

“Nesse momento o ideal seria que o casal fosse em busca de um profissional habilitado para a realização de um processo terapêutico específico. Muitas vezes a resistência de ambos ou uma das partes nessa busca leva o casal ao máximo de desgaste, mágoas e rancor que dificultam ainda mais a resolução dos conflitos. Por falta de maturidade e orientação até mesmo, os casais permitem que o individualismo tome conta da relação e não cuidam cada um de sua individualidade, ou seja, ao se cuidarem poderiam continuar a oferecer o seu melhor para o outro”, diz a psicóloga.

Terapeuta sexual e psicóloga clínica, Osmeire Tobias

Entre os elementos que causam os desajustes são as diferentes fases por quais passam o casamento, como construção do patrimônio familiar, onde às vezes ocorrem desempregos, crises financeiras; nascimento dos filhos, e outros.

“Então, fundamental buscar ajuda profissional, para uma reorganização dos conteúdos e histórico que os casais trazem e a reflexão mediada do que realmente pode ter sido o fator desencadeante da crise”, reafirma Osmeire.

A psicóloga Osmeire Tobias tratará do assunto durante palestra na próxima quinta-feira (9), às 19h30, na rua Princesa Isabel, 639/649, na Vila Carvalho. Informações e inscrições: (15) 3233-0003, 9 9774-1506 e pelo e-mail: consulmeire@terra.com.br