A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) cancelou o Arraial Cultural, que ocorreria de sexta a domingo (20, 21 e 22) no Parque dos Espanhois, Vila Assis. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, a decisão foi tomada para não prejudicar o público da 39ª edição da Festa Junina Beneficente de Sorocaba, que termina neste domingo.

“Conversamos com o tesoureiro da Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba), Donizeti Emanuel de Morais, e ele solicitou o cancelamento do Arraial Cultural preocupado com a possível “concorrência” e com a arrecadação da Festa Junina. Não queremos de maneira nenhuma prejudicar esse evento beneficente”, explica Werinton Kermes.

A Festa Junina Beneficente de Sorocaba conta com a participação de 33 entidades filantrópicas, que não têm fins lucrativos e que desenvolvem suas ações em Sorocaba, na qual a maioria depende da realização da Festa Junina para a sua sobrevivência, sendo este o mais importante meio de arrecadação para suas atividades no ano todo.

Existia a intenção de se realizar o Arraial Cultural no último fim de semana de julho, porém, por questões legais, isto não será possível, pois as datas das atas da Secultur referentes a apresentações e intervenções artísticas encerram nesta semana, inviabilizando a realização de shows com os artistas locais e regionais e a realização das brincadeiras antigas que estavam programadas.

A Secultur entrará em contato com os artistas que participaram do edital de chamamento a partir desta terça-feira (17) para explicar a situação.