A internet é, hoje, ferramenta essencial para qualquer comércio e empreendimento, independente do seu tamanho. Sabendo disso, pequenas e médias empresas já valorizam a tecnologia para que o reflexo seja positivo nos negócios e pesquisam por uma melhor qualidade no suporte ou, até mesmo, planos exclusivos e próprios para empresas, além de preferir investir em redes sociais e plataformas online para captar clientes.

Esse é o caso da lojista Narriman Moreira da Silva, que abriu sua loja este ano, mas optou por manter um negócio somente online por questões de facilidade. “Uma loja física precisa de um espaço, a maioria das vezes alugado, fora um bom dinheiro para conta de água, luz, reformas e toda a burocracia necessária. Tendo uma loja virtual tudo que eu preciso é de Wi-Fi. O dinheiro investido é muito menor e, muitas vezes, traz até mais resultado. Hoje, muitas pessoas fazem isso. A internet é muito ampla, nela existem pessoas de todos os tipos e com certeza o produto que você quer vender terá um consumidor”, afirma a empresária.

Marcelo Gogolla, diretor da provedora de internet Poxnet, explica que eles oferecem planos especiais para empresas e que a importância da qualidade do serviço prestado influencia diretamente na experiência do cliente. “Caso o negócio seja um escritório, a qualidade da internet do local proporciona, ou não, uma melhor rotina de trabalho, afetando a produtividade da equipe e do proprietário. Já em caso de comércios que necessitem de máquinas de cartão de débito e crédito para pagamento, a rede é indispensável para que o serviço funcione corretamente”, exemplifica o diretor, que completa: “O suporte é parte primordial da prestação de serviço, tanto das provedoras, quanto dos empresários com os clientes. Para que o trabalho não seja impactado, o proprietário do negócio tem que ficar atento à escolha de plano e empresa que lhe fornecerá a rede”.

Outro exemplo de empresário que constrói seu negócio a partir da internet e da tecnologia é Evandro Soares, proprietário de uma empresa de sistema de segurança, ele conta que o monitoramento de câmeras e alarmes instalados por ele é totalmente dependente de conexão e exige que o cliente também possua rede de dados e internet estável. “Somos totalmente dependentes da web e a usamos 24 horas por dia. Quanto ao cliente, para seu conforto e comodidade é importante que que ele possua internet no smartphone e que ela não o deixe na mão. A tecnologia elevou muito o conceito de segurança eletrônica e vigilância em tempo real”, finaliza Evandro.