O munícipe sorocabano agora pode fazer doações à Santa Casa de Misericórdia, que mantém um hospital em Sorocaba em convênio com a Prefeitura. Qualquer interessado pode agora destinar recursos a partir de R$ 5,00 pela conta de água. A doação não é obrigatória. Só contribui quem desejar e para isso será necessário se cadastrar pessoalmente. Nesta quarta-feira (1º), o prefeito José Crespo publica a lei que permite a doação. “Estamos muito satisfeitos em facilitar que as pessoas gratas com a Santa Casa colaborem com a entidade que cuida da nossa população, inclusive salvando vidas”, anuncia o prefeito José Crespo.

Para ser um doador mensal, via pagamento pela conta de água, é preciso ir até a sede do Saae-Sorocaba, no bairro Santa Rosália, ou em qualquer uma das sete unidades da Casa do Cidadão, e preencher o cadastro informando o valor que deseja doar. “Estamos orgulhosos em assumir a responsabilidade de ofertar o instrumento que dá mais facilidade aos cidadãos que contribuem com Santa Casa”, declara o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

A lei foi proposta à Câmara Municipal pelo prefeito José Crespo por sugestão do vereador Hudson Pessini. O vereador fez um projeto de lei com essa intenção, mas como a legislação prevê que essa iniciativa é exclusiva do Poder Executivo, o prefeito, em acordo com o vereador, assinou o projeto de mesmo teor e o enviou para a votação na Câmara. Além disso, o prefeito José Crespo conversou com o diretor-geral do Saae-Sorocaba para que a medida fosse viabilizada internamente. O vereador Pessini argumenta que a população, por vezes, tem a intenção de contribuir para o bom funcionamento da instituição que muito fez e faz pela população de Sorocaba, porém, por vezes, não sabe como proceder.

Única conta

Para entendimento da população, o diretor-geral do Saae informa que uma única conta reunirá todos os itens de cobrança: água, esgoto e a doação. Uma vez cadastrado para doar, todos os meses o valor da doação constará no corpo da conta da água com a descrição como “Doação Solidária – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba” e não será possível pagar a conta de água sem a contribuição que anunciou desejar realizar, a não ser que volte ao atendimento pessoal do Saae-Sorocaba para solicitar a exclusão.