Cinco escolas de samba vão para a avenida na noite desta terça-feira (13) para encerrar a folia em Sorocaba. O desfile, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), será no sambódromo montado em frente ao Paço – avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista.

As escolas terão 45 minutos para mostrar o samba-enredo, carros alegóricos, fantasias, entre outras coisas, a fim de animar o público que promete lotar a passarela do samba e, também, convencer os jurados que merecem o título de 2018.

Das cinco agremiações, apenas a Terceiro Centenário não está na disputa, mas ao som de sua Majestosa (bateria) vai conduzir a Corte do Carnaval, formada por Carlos Fernando Motta (Rei Momo); Fabíola Serra (Rainha); Patrícia Soares (Princesa); Tatiane Aparecida Rodrigues Leme (Cidadã do Samba) e Nelson José Franco (Cidadão do Samba). A escola que nasceu no Jardim América retorna à avenida depois de 22 anos – participou pela última vez em 1996.

Obedecendo a ordem definida por sorteio, a segunda agremiação a entrar no sambódromo – esta já concorrendo ao título – é a Unidos do Cativeiro. Perto de completar 29 anos – o aniversário é em 13 de maio –, a escola que nasceu no Jardim São Marcos, mas que hoje tem sede na Vila Carvalho, leva para a avenida 250 integrantes e o samba-enredo “De Quitéria a Kal Manequins, Mulheres Guerreiras”.

A Furiosa Real tem seis anos, foi fundada na Vila Hortência e, para embalar os foliões na passarela do samba, vai com cerca de 200 integrantes e o samba-enredo que tem como título: “O folião que na folia esbanja alegria, vem com alegria se jogar nessa folia”.

Caçula no Carnaval sorocabano – desfila apenas pelo segundo ano –, a Mocidade Alegre vai cantar “Veio de lá, veio do Egito” com os seus 260 integrantes. A composição fala das inúmeras contribuições do povo egípcio para a humanidade.

Para fechar o desfile, a Gaviões da Fiel vai com o enredo “Guarus – na aurora da criação, a profecia tupi: prosperidade e paz aos mensageiros de Rudá” e 250 integrantes em busca do título para a agremiação que já tem 11 anos de existência e está sediada na Vila Santana.

Serviço

Desfile das escolas de samba de Sorocaba

Onde: Sambódromo montado em frente ao Paço – avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Alto da Boa Vista

Quando: Terça-feira, 13 de fevereiro

Horário: Das 19h às 0h

Entrada: De graça (pede-se a doação de um quilo de alimento não-perecível ou um litro de leite)