Todas as pessoas devem aprender a cuidar dos pés e os portadores de diabetes devem cuidar com muito mais atenção, pois complicações frequentes podem ser evitadas com  a prevenção. Segundo  a enfermeira podiatra e diretora do Instituto de Podologia e Saúde Clarice Nunes Bramante, o pé do diabético é  uma das complicações mais comuns da Diabete Mellitus, causando uma queda significativa da qualidade de vida. Está associado a altas taxas de ocupação e permanência em leitos hospitalares. “Segundo o Consenso Internacional sobre o ” Pé Diabético”, sabe-se que, a cada 30 segundos, um membro inferior é amputado ao redor do mundo. “Para que o portador de diabetes não faça parte desta estatística, a avaliação dos pés é um passo fundamental para reduzir o risco de amputação. Aqui estão algumas regras básicas de cuidados para serem seguidos”, diz Clarice.

Clarice dá dicas para prevenção:

  • Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Se não conseguir fazer isso sozinho, peça ajuda a um familiar ou amigo, use um espelho para olhar a  região plantar  dos pés.
  • Para a higienização dos pés, use água morna. Seque bem entre os dedos. Não use hidratante entre os dedos. Evite talco, pois pode causar ressecamento na pele.
  • Aproveite para cortar as unhas após o banho. Faça isso em um local com boa iluminação. O ideal seria lixar as unhas uma vez por semana.
  • Prefira meias de algodão  brancas e sem costuras.
  • Evite  andar descalço dentro ou fora de casa. Lembre-se que, quem tem diabetes pode apresentar diminuição da sensibilidade dos pés, o que facilita  o aparecimento de feridas e infecções indesejadas.
  • Caminhar é a vocação dos pés e seu melhor exercício. Procure caminhar com um calçado adequado e confortável. O uso do calçado de tamanho adequado, evita bolhas e calos.
  • Se encontrar algo suspeito,  procure sempre um podólogo que tenha um certificado de especialização em atendimentos podológicos destinado aos pacientes diabéticos.