Foto: Divulgação Secom

Com o objetivo de buscar ações para minimizar cada vez mais os preconceitos e garantir direitos, a Secretaria de Saúde (SES), participou de uma capacitação realizada pelo Grupo Intersetorial de Políticas para Diversidade Sexual (GIPDS), no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS). A qualificação teve como foco o trabalho ofertado à população transgênera.

A ação contou com a participação do psiquiatra, Dr. Saulo Ciasca, e da psicóloga, Dra. Vanessa Baptista, ambos do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS), vinculado ao Instituto de Psiquiatria (HC–USP).

Participaram do evento funcionários da SIAS e profissionais da área de Saúde Mental da SES, além de familiares dos homens e mulheres trans.

O GIPDS é um grupo intersetorial formado por profissionais da SIAS (Chefes de Divisão da Proteção Básica e Especial e Coordenadoria da Diversidade Sexual), da Secretaria de Saúde (Coordenação de Saúde Mental e Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais), da Defensoria Pública, do Conselho Regional de Psicologia, que buscam o debate e formação profissional para aprimorar o trabalho ofertado à população transgênera.

Este grupo se formou em 2017, com o objetivo de refletir questões sobre Identidades de Gênero e Sexualidades, visando a melhoria das políticas públicas no município e discussão de fluxos de atendimento. Além disso, o grupo tem como objetivo a reflexão sobre condições sociais e culturais que estigmatizaram ao longo da história muitos aspectos relacionados aos Gêneros e Sexualidades.