Por Djalma Luiz Benette

Sorocaba já recebeu neste ano cinco comitivas formada por empresários e autoridades políticas chinesas que estão interessados em oportunidades para novos investimentos na América Latina.

Num primeiro momento, as atividades do Parque Tecnológico de Sorocaba chamaram a atenção dos asiáticos pelo desenvolvimento de tecnologia e sistemas. Desta vez, explica Róbson Coivo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Sorocaba, o interesse dos chineses é pelo que está acontecendo nas áreas de Educação e Esportes. São pessoas da cidade de Wuxi e estarão no dia 27 próximo aqui em Sorocaba.

Sorocabanos na China

Por outro lado, sem custo algum para a Prefeitura de Sorocaba, três funcionários públicos tiveram a autorização do prefeito Crespo para ir até a China onde participam de um Congresso sobre Biodiversidade. O convite partiu dos chineses, não teve custo financeiro para a Prefeitura de Sorocaba e foi acertado entre o secretário de Gabinete Central, Alexandre Robin, e o prefeito.

O contato para a viagem dos sorocabanos nasceu do relacionamento de Clébson Ribeiro, funcionário de carreira da prefeitura de Sorocaba, que chegou a ocupar o cargo de secretário de Meio Ambiente nos governos de Vitor Lippi e Pannunzio. Além de Clébson, também viajaram um representante da Secretaria de Obras e outro de Assuntos Internacionais. A princípio iriam os secretários municipais para essa viagem à China, mas o prefeito entendeu que a demanda deles até o final do ano é um impeditivo para essa viagem. A vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, também foi chamada para fazer parte da comitiva sorocabana que viajou à China, mas abdicou.

O fomento à pesquisa em biodiversidade (que ainda engatinha em Sorocaba, apesar de um parque com essa temática existir na cidade vizinho ao Parque Tecnológico) é considerado estratégico no planejamento das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Clima de mistério

Sem divulgação, a viagem dos 3 funcionários da Prefeitura de Sorocaba à China chamou a atenção de sorocabanos que na noite de sábado estavam no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos (de onde partem vôos internacionais). Eles tiraram foto da caminhonete com logo marca da Secretaria do Meio Ambiente que fez o transporte dos funcionários públicos para o embarque.

Essa foto foi enviada ao jornalista Gustavo Ferrari, do Portal Ipanema, que conversou com o secretário Jessé Loures, da pasta do meio Ambiente, que confirmou a ida do funcionário da sua pasta para participar do congresso da China e que o veículo fotografado estava, portanto, a serviço e sendo usado dentro das regras do serviço público.

A Secretaria de Comunicação não divulgou a viagem dos sorocabanos à China, mesmo ela não tendo custo aos sofres públicos.

Qual o interesse da China

Uma comitiva da cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, uma das mais industrializadas da China, com atuação na produção de sistemas integrados e softwares de gestão, além de aplicativos, visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba.

Na oportunidade, Li Yi, diretor de um dos principais núcleos de produção de tecnologia da China, destacou a importância de Sorocaba para as relações bilaterais entre os dois países: “Buscamos meios de expandir nossos negócios e oportunidades de forma bilateral, ter no Parque Tecnológico de Sorocaba um parceiro amplia a possibilidade de mantermos relações entre nossas Nações”.

Talvez essa seja uma resposta para explicar a razão de cinco comitivas já terem visitado Sorocaba neste ano e uma sexta chegar no final do mês.

2 Comentários

  1. Se não teve custo nenhum para os cofres do município e ainda tem a possibilidade de trazer beneficios para a cidade não vejo o porque desse questionamento .
    afinal divulgar ou não faz parte da rotina da prefeitura e secom

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here