Por Cida Muniz

O vereador Fernando Dini (MDB) ocupou a tribuna para criticar a Prefeitura de Sorocaba que anunciou por meio de notificação, que o Executivo, através do chefe de Divisão de Administração, Contratos e Convênios, Fabiano Alves de Brito, notificou o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) que encerrará o convênio com a instituição à gestão da UPH da Zona Leste – firmado em 15/07/13 -, na data de seu vencimento, previsto para 14/07/18, após cinco anos de parceria.

Dini criticou a forma como a questão foi anunciada e porque não se abriu licitação com tempo hábil para se colocar outra empresa ou ONG (Organização Não-Governamental) para administrar a unidade.

João Donizeti Silvestri (PSDB) destacou que da forma que está a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Éden o atendimento também será paralisado, pois é administrada pelo BOS, sendo que o atendimento da unidade do Éden é muito bom afirmou o vereador.

O vereador Silvano Júnior (PV) lembrou que o Hospital Santa Lucinda já disponibilizou um andar inteiro para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), mas o prefeito não faz o contrato para liberar os leitos.

Já a vereadora Iara Bernardi (PT), lembrou que o ex-secretário da Saúde, Ademir Watanabe disse que iria fortalecer as unidades básicas, mas o que ocorre é o contrário, porque não se repõem os médicos que saem por vários motivos, além de não haver equipamento para dar o diagnóstico.

O vereador Péricles Régis (MDB) destacou que o anuncio em cima da hora, sem tempo para nova licitação, somente vai prejudicar o atendimento à população. O vereador Helio Brasileiro (MDB) chegou a dizer que antes o pronto-socorro da zona Leste funcionava na Santa Casa e foi implantado no governo Renato Amary e propôs que o hospital também fosse o responsável pelo gerenciamento da UPH, lembrando que o prédio e os equipamentos são de propriedade do BOS.

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) lembrou que no momento que a Câmara discute a questão da terceirização, é divulgado esse rompimento com o BOS, o que ela considera estranho, porque parece que querem provar que a terceirização fará falta.

Na quinta-feira (17) será votado em sessão extraordinária o projeto de autoria do presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM) que todo projeto do Executivo de parceria com a iniciativa privada visando a terceirização, terá que passar pela Câmara antes de ser implantado.

5 Comentários

  1. Acho que tem erro de interpretação aí! O edital publicado em 06/04 pelo ex-secretário da saúde previa o contrato de OSS para a gestão das UPHs, SAMU e atendimento especializado. Logo, essa UPH (ZL) não ficaria de fora. Se a vigência do contrato permite e, quem está acompanhando o DO sabe, que eles habilitaram 37 empresas para tal gestão na segunda 07/05. Ou eles manteriam um convênio com fulano, um contrato de gestão com cicrano? Precisão cirúrgica!

    • Palavras do ex secretário de saude , mencionado pelo Sr., em reportagem do Portal G1 na ocasião.
      “O projeto, divulgado nesta terça-feira (19), consiste no remanejamento de médicos para os postos de saúde e contratação de empresas para gerir as unidades.”
      “Com a transferência de profissionais das unidades de urgência e emergência para as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades Pré Hospitalares e a Policlínica serão administradas por empresas ou entidades do setor.”
      Na sua interpretação simplista e facciosa, os profissionais das UPHs do BOS , terceirizados, também iriam para as unidades básicas de saúde , como os funcionários concursados das UPHs ZN e ZO ??? É isso mesmo que o Sr. está “interpretando” ?
      O Sr. demonstra ser um péssimo cirurgião com essa “precisão” .
      Meus respeitos.

      • Solução de continuidade, meu caro. Nem citei o destino dos estatutários ou “G1” Forte abraço.

  2. E têm uns acéfalos com sobrenome de ex-secretária falando que a culpa do BOS fechar é dos funcionários públicos, que eles juntamente com o sindicato conseguiram uma liminar na justiça para fechar o BOS…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada louco… é melhor não contrariar…

Comments are closed.