O vereador Rafael Militão (MDB) apresentou, na Câmara Municipal de Sorocaba, uma indicação ao prefeito José Crespo (DEM) visando à melhoria da arborização. A matéria trata do plantio de árvores na cidade com a finalidade de melhorar a educação ambiental no município e promover o embelezamento das vias.

Na matéria o parlamentar sugere que a cada gol feito no Campeonato de Futsal ‘Cruzeirão’ uma muda de árvore seja plantada, tendo como pré-requisito obrigatório e indispensável para a pavimentação de logradouros ainda não contemplados no município.

Militão argumenta que a urbanização acelerada nos grandes centros tem provocado sérios danos à condição ambiental e ocasionado prejuízos econômicos, sociais e de qualidade de vida às comunidades urbanas. “Além da função paisagística, a arborização proporciona mais proteção à população em relação a fatores como relevo e clima”, justifica.

Segundo a indicação, fica estabelecido que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) será o órgão responsável pelo fornecimento e plantio das mudas, que devem ser de fácil adaptação ao clima da região.

Para o parlamentar, os benefícios advindos da arborização urbana promovem a melhoria da qualidade de vida e o embelezamento da cidade. “Cada árvore tem um papel fundamental no combate aos efeitos da poluição nas grandes cidades e o jogador que fizer gol durante o campeonato, saberá que irá também ajudar na preservação do ambiente”, comentou Militão.

A média de gols feitos no campeonato do ano passado foi de 1.700.