Vereador quer implantar programa Hospital Dia em Sorocaba

Vereador Luis Santos (Pros)

Por Cida Muniz

O vereador Luis Santos (Pros) discursou na tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba na sessão desta quinta-feira (28), defendendo que seja instalado junto à Policlínica Municipal “Edward Maluf”, um Hospital Dia. Segundo o parlamentar, esse projeto seria a continuação do projeto Saúde em Dia, instalado na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Guilherme pela ONG (Organização Não Governamental) Cies Global, que realizou cerca de 55 mil exames e consultas em cerca de seis meses.

Luis Santos destacou que em 2009 trouxe em parceria com a Prefeitura, uma carreta da saúde que atendeu Aparecidinha e o Parque São Bento, tendo zerado a demanda de exames na região.

Para o vereador, esse Hospital Dia realizaria pequenas e médias cirurgias que estão reprimidas, atendendo cerca de 70% dos pacientes. Outra questão, é que após a reforma da Policlínica ela poderia atender bem melhor sem essa demanda reprimida e também depois poderia ser construído no local o Hospital da Mulher, que é uma ideia do atual governo.

Projeto semelhante ao Hospital Dia foi implantado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e tem sido continuado pelo atual prefeito João Dória (PSDB), tendo mais de 30 unidades e atendendo cerca de 1 milhão de pessoas por mês.