Reunião trata sobre novo projeto de combate à violência contra mulher

Foto: Adriana Massa/Agência Sorocaba

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, realizou uma reunião em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (18), para acertar detalhes de um novo projeto sobre a política de conscientização educacional, cultural e social com o objetivo de ampliar as discussões sobre o abuso contra a mulher. O encontro contou com a participação da secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, e do vereador Péricles Régis.

A ideia deste projeto partiu de uma estudante de 17 anos que foi vítima de abuso e percebeu que deveria falar abertamente sobre sua experiência pessoal para que o mesmo não continuasse a se repetir com outras meninas. Pensando nisso, a jovem procurou o poder público para que juntos pudessem criar uma ação para levar o assunto às escolas. “Essa primeira reunião foi para alavancar uma política pública que beneficie a mulher. Nunca imaginei ver uma jovem com tanta energia e disposição de influenciar o poder público, isso me emociona muito”, declara a secretária da Sias, Cíntia de Almeida.

De acordo com a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, a ideia é criar este projeto nas redes municipais, e, também, futuramente, realizar uma parceria com a diretoria estadual de ensino para ampliar o tema. “Pensamos em fazer com que crianças, adolescentes, professores e os pais dos alunos possam dialogar e se conscientizar” disse.

“Temos que alertar e escancarar este problema que existe com relação à mulher. Essa é uma nova bandeira que se levanta no município e eu estou muito feliz por isso”, completa Cíntia de Almeida.