Foto: Divulgação Câmara

Atualizado em 12/06/2018 às 8h42

Por Gustavo Ferrari

O prefeito José Crespo (DEM) poderá enfrentar um novo processo de cassação a partir desta terça-feira (12). O Movip (Movimento de Iniciativa Popular) protocolou, na tarde de segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Sorocaba, um pedido contendo 11.896 assinaturas pela cassação do Democrata.

O Movip pede uma investigação a respeito de procedimentos da empresa Cies Global na chamada ‘Tenda dos Milagres’, que funcionou no Jardim São Guilherme. Entre os pedidos estão o fato de a assinatura contratual dos serviços ter sido realizada pelo próprio Crespo e não pelo secretário da Saúde na ocasião, o médico Ademir Watanabe. Irregularidades, como a realização de diversos exames a uma mesma pessoa num único dia e descumprimentos contratuais, foram apontadas por uma auditoria realizada pela própria Prefeitura de Sorocaba com relação à empresa em questão.

O presidente do Legislativo, Rodrigo Manga (DEM), submeterá o pedido aos vereadores no plenário, na sessão desta 3ª. Uma votação pela abertura ou arquivamento do processo será realizada. Se 11 vereadores optarem pela abertura, Crespo será investigado, podendo ser cassado pela segunda vez, em menos de 20 meses de seu mandato. Caso o pedido de abertura da comissão processante atinja 10 votos, ou seja, menos de 2/3 dos vereadores, o procedimento será arquivado.

Caso prospere o pedido, assim como aconteceu na primeira vez em que Crespo foi processado e cassado, três vereadores serão sorteados para presidir os trabalhos: um presidente, um relator e outro membro.

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que “A investigação sobre eventuais irregularidades cometidas pelo CIES, solicitada pelo MOVIP, vem sendo realizada pela Prefeitura desde o dia 5 de fevereiro deste ano, quando teve início uma visita técnica junto ao serviço prestado pela entidade, a qual constatou pelo menos 15 problemas. Diante da constatação, a Prefeitura chamou o CIES para esclarecimentos e justificativas e a entidade se comprometeu em resolver. Esse processo está em curso”.

Irineu decide sair

Paralelamente ao pedido entregue nesta 2ª, o primeiro vice-presidente do Legislativo, Irineu Toledo (PRB), líder do governo na Câmara, protocolou um pedido à Mesa Diretora solicitando o seu desligamento dos quadros da Mesa.

Segundo informações de bastidores, Irineu teria alegado não estar conciliando os trabalhos de seu mandato, como vereador, com o de primeiro vice-presidente. O pedido será analisado pela Mesa na sessão de amanhã.

Caso o pedido seja aceito, o primeiro vice-presidente do Legislativo passará a ser o pastor Luís Santos (Pros).

8 Comentários

  1. Deixa pra 2020 talvez o eleitor entenda sobre o poder do voto e tira ele e todo o mundo que compõe sem duvidas a pior administração da historia de Sorocaba.Me espanta Crespo não entender isso,espanta não escutar isso,com uma carreira respeitosa de um politico que sempre teve reconhecimento, hoje não é nem sombra do que um dia foi.

    Rosa Meira

    • Qual carreira respeitosa a senhora se refere ? , lembra se de um candidato que mandou metralhar seu comitê , depois acusar seu concorrente como autor , isso numa recente campanha politica!

  2. Vereadores, hora de mostrar quem realmente está do lado do povo que os elegeu.
    Se não há problemas, deixem a CPI apurar e investigar.
    Se votarem contra a CPI, estarão votando contra o povo. E estarão empurrando sujeira para debaixo do tapete da câmara.

  3. Terá que dar em alguma coisa sim!
    Não sou eleitor do PT e nunca serei.
    O que não pode é esse prefeito que parece agir igual ou pior que os políticos corruptos que antes ele mesmo se dizia ser diferente, continuar com estas irregularidades e um monte de coisas erradas que ele pode estar fazendo dia após dia e que prejudica a população.
    Se há coisas erradas e graves, isso tem que ser investigado e punido sim como deve ser com qualquer pessoa.
    Para o bem de nossa cidade. Nossa cidade. A cidade é nossa… o dinheiro é nosso e só deve ser usado para o bem da população. E claramente há graves indícios e denúncias de desvios do dinheiro público na administração atual.

  4. Se ainda existir um pouco de bom senso na cabeça dos vereadores de Sorocaba, essa investigação vai ser aberta! E que esse digníssimo Sr Crespo seja cassado para deixar de afundar Sorocaba e ficar arrumando problema aonde não existe! Nossa cidade tem um potencial imenso e não pode ser administrada por uma pessoa arrogante, violenta e estúpida como nosso atual Prefeito. E que volte Jaqueline logo pra acabar essa palhaçada!

  5. Não vai dar em mada ! Sera que os petralhas não podem simplesmente se comformar que perderam de forma limpa nas urnas ? Tem que ficar fazendo “Política Nutella” ?

    “Digo a verdade, doa a quem doer”

    • Não vai dar em nada , não pelos petralhas , pelos coxinhas , mortadelas , ou outro adjetivo que venha a ser criado.
      Exceto três vereadores atuais são independentes , os vereadores restantes comem na mesma mesa

Comments are closed.