Arquivo Aberto – Os bastidores da Política

Por Cida Muniz

Apagando velinhas

Na terça-feira (5) foi aniversário do prefeito José Crespo (DEM) e o primeiro pedaço de bolo foi entregue para o ex-prefeito Renato Amary, considerado o grande cabo eleitoral do democrata na eleição que o elegeu chefe do Executivo.

Via face

Amary colocou em seu Facebook, que tem mais de 45 mil curtidas, a foto com o prefeito e o texto que ele recebeu o primeiro pedaço de bolo. Vale lembrar que a primeira-dama, Lilian Crespo, está nos Estados Unidos.

Abrindo o guarda-chuva

Choveram críticas a Crespo na postagem de Renato. Em um dos comentários, o jornalista Fábio Ribeiro colocou o seguinte: De presente o senhor deu (sic) um manual de como fazer a cidade andar e crescer assim como foi em sua gestão? Porque tá devagar! Em vez de abrir UPH e reativar atendimento adulto na Zona Oeste (promessa de campanha) ainda fala em fechar unidade. Lamentável”.

Só Manga

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5), funcionários da Câmara Municipal de Sorocaba participaram do plantio de cerca de 150 mudas de árvores em uma parte do terreno pertencente ao Legislativo ao lado do novo estacionamento. O comentário geral é que só foram plantadas mangas. É claro que não. Mas a brincadeira pegou.

Parque Linear

A Prefeitura de Sorocaba irá inaugurar neste sábado (9), às 9 horas, o Parque Linear Virginia Lyra Mascarenhas Brisotti, no Jardim Piazza di Roma, Zona Oeste de Sorocaba. A denominação do parque, em homenagem a uma eminente professora sorocabana, é uma iniciativa do vereador Engenheiro Martinez (PSDB).

O pai do parque

Quem sempre lutou para que esse parque virasse realidade foi o presidente da Associação de Bairros do Piazza di Roma, Manoel Borges, que, inclusive, buscou emendas parlamentares para a sua viabilização. Agora ele vê o sonho realizado.

Sono ao volante

A “Semana Municipal de Conscientização sobre o Perigo do Sono ao Volante e Durante o Trabalho” passa a constar do calendário oficial do Município de Sorocaba, devendo ser realizada anualmente na terceira semana de março, em comemoração ao Dia Internacional do Sono. É o que estabelece a Lei 11.729, de 5 de junho de 2018, de autoria do vereador Dr. Hélio Brasileiro (MDB), publicada no Jornal Oficial do Município em sua edição de quarta-feira, 6.

Ponte na Zona Norte

Uma antiga reivindicação do vereador Engenheiro Martinez (PSDB) está para ser atendida: a construção de uma ponte interligando a Rua Olinda Aires Paulete com a Avenida Ulisses Guimarães, na Zona Norte de Sorocaba. A obra é solicitada pelo parlamentar desde 2014 e agora a Prefeitura garantiu sua realização.

Manutenção e segurança

O vereador Rafael Militão (MDB) protocolou requerimento solicitando manutenção e segurança na Escola Municipal “Leda Therezinha Borguesi Rodrigues”, no Ipanema Ville. A solicitação foi feita após pais de alunos relatarem que a unidade de ensino tem sido alvo constante de vândalos. Um dos principais motivos da entrada de vândalos é o portão dos fundos da escola que foi arrancado. “Recebemos fotos que comprovam que o local é de fácil acesso para pessoas que pretendem vandalizar a unidade de ensino”, diz Militão.

Pode ser cassado

O vereador Apolo (PSB) corre o risco de ter seu mandato cassado, isso porque as suas contas de campanha não foram aprovadas. Na terça-feira (5) foi votado o recurso do parlamentar pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os juízes Maurício Fiorito e Marcelo Gordo, atenderam em parte o recurso e o juiz Marcus Elidios e os desembargadores Fábio Prieto e Paulo Galizia negaram o provimento ao recurso e o desembargador Nuevo Campos pediu vistas. Em cerca de 30 dias o recurso deve ser apreciado em definitivo. Na terça a reportagem pediu para o vereador se manifestar, mas ele não quis.