Arquivo Aberto

Por Cida Muniz

Bom de prato

O tão anunciado jantar entre o empresário Francisco Pagliato Neto, o Kiko, na casa do vereador Irineu Toledo (PRB), aconteceu. No cardápio strogonoff e na sobremesa muita política. Nessa hora queria ser um mosquitinho para ouvir a conversa.

Vitão do Cachorro

Essa piada quem frequenta a Câmara terá que aguentar por muito tempo. O governador Márcio França ocupava a tribuna da Câmara Municipal de Sorocaba e cumprimentava os vereadores citando um a um. Quando chegou na hora de Vitão do Cachorrão, ele disse Vitão do Cachorro, na hora começaram as risadas. O vereador fez questão de correr até a tribuna e falar seu apelido correto. O governador não se fez de rogado e respondeu que pensou que ele trabalhava com Pets.

Amizade antiga

Durante a visita do prefeito Márcio França à Câmara, o vereador José Francisco Martinez conversou ao pé do ouvido com o deputado federal Jefferson Campos (PSB), que já foi vereador em Sorocaba.

Dois de paus

Ainda durante a visita do governador, o vereador Irineu Toledo (PRB) e a vereadora Iara Bernardi (PT), acompanharam atentamente o discurso de Márcio França.

Batalha por entrevista

Os jornalistas sabem que cobrir a visita de um governador é preparar o cotovelo para a batalha. Durante a visita do governador Márcia França não foi diferente, apesar dele ser muito simpático e solicito e da assessoria ser de primeira linha. O inconveniente foi um cerimonialista da Câmara querer se impor na hora que o Ipaonline fazia uma live. O diálogo, em um tom ameaçador saiu ao vivo. Quem quiser ouvir é só acessar no nosso portal ou no Facebook. Detalhe, sempre solicito, quem segurava o microfone era o vereador Martinez (PSDB) e depois o próprio governador.

Cheio de homenagens

O padre Flávio, que administra a Santa Casa de Sorocaba, é quase uma unanimidade. Por isso, inúmeras são as homenagens que ele recebe. Só na Câmara de Sorocaba, estão programados diplomas, comendas, que logo-logo o sacerdote ficará sem parede para pendurar as honrarias.

Conselho de Ciência

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, o vereador Péricles Régis (MDB) está cobrando a Prefeitura através de um requerimento que quer saber os motivos que estão fazendo com que o Executivo mantenha inoperante o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi criado em Sorocaba em 2012, mas jamais promoveu ações relevantes sobre o tema. Pior que isso, desde 2016 o conselho não possui nem conselheiros nomeados, segundo o parlamentar.

Professores eventuais

Outro requerimento de Péricles questiona sobre a possibilidade de o município seguir o modelo do governo do Estado de São Paulo para contratação de professores eventuais, que fez uma alteração na legislação e reduziu para 40 dias o prazo de afastamento obrigatório dos professores da rede estadual de ensino. Em Sorocaba o prazo é de 200 dias.

Dia da Mulher

O Dia Municipal da Mulher foi celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira (11). A iniciativa do evento foi do vereador Rafael Militão (MDB). Foram homenageadas as seguintes mulheres: Duda Calegari, Lin Cominato, Renata Campos Vieira, Rosemeire Fernandes Garcia e Sandra Maria Romão Pinho.

Encontro do PRB

O ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, esteve em Sorocaba na sexta-feira (12) cumprindo uma maratona. Ele começou a visita pela Wyda Embalagens, Santa Casa, Residenciais Carandá e Altos do Ipanema, Parque Tecnológico, Aeroporto, Jardim Ipiranga, Júlio de Mesquita Filho, terminando com o Encontro do PRB. O coordenador regional do PRB, o ex-vereador Helio Godoy foi o anfitrião do dia. Marcos e Helio são pré-candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente.

Reajuste dos servidores

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), promulgou o artigo que concede reajuste complementar de 6,24% aos servidores públicos municipais da administração direta, indireta e fundacional, referente às perdas inflacionárias de 2016 e 2017. O artigo, que surgiu de uma emenda do vereador José Francisco Martinez (PSDB) havia sido vetado pelo Executivo, mas o veto parcial foi rejeitado. O prefeito Crespo já anunciou que entrará com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para não conceder o aumento.

Postos nos terminais

Foram inaugurados na quinta-feira (10) os postos de primeiros socorros nos terminais Santo Antônio e São Paulo. O vereador Rodrigo Manga (DEM) é o autor da proposta de instalação dessas salas, ideia encampada pelo Executivo, e comemorou a inauguração. O posto de primeiros socorros do Terminal São Paulo recebeu a denominação de “Flávio Bozzolla”, ele perdeu a vida após ser atropelado nas proximidades do Terminal Santo Antônio, em fevereiro deste ano. Já a sala montada no Terminal Santo Antônio passa a se chamar “Dr. Adhemar Guimarães”.

Faróis automotivos

A autopeça Nal do Brasil deu início na última quarta-feira (2), à produção de faróis automotivos na planta de Sorocaba e, a partir de 21 de maio, os setores de montagem e partes (injetores, moldes, entre outros) passam a funcionar em dois turnos – manhã e tarde. A proposta com os horários dos turnos e jornada de trabalho de 40 horas semanais foi aprovada pelos trabalhadores da fábrica em assembleia na sexta-feira (4).

Centro de referência

O médico da rede municipal de saúde e diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brun, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para pedir o apoio dos parlamentares na implantação no hospital do Centro de Referência do AVC (Acidente Vascular Cerebral). O médico citou um estudo mundial que aponta o AVC como a segunda causa de morte no mundo e a primeira a deixar sequelas.

De bairro em bairro

A próxima edição do programa Câmara de Bairro em Bairro, que tem o objetivo de aproximar o Poder Legislativo e a população, oferecendo oportunidade para que os munícipes apresentem suas demandas, será realizada no dia 19 de maio, sábado, a partir das 9 horas, no Jardim Nova Esperança. O evento será realizado na Escola Municipal Avelino Leite de Camargo, situada na Rua Monsenhor Benedito Mario Calazans, 133.

Lista de pacientes

O vereador Fernando Dini (MDB) está cobrando a administração municipal sobre a aplicação da Lei de sua própria autoria, que obriga a divulgação da listagem dos pacientes que aguardam consultas de especialidades, procedimentos de diagnóstico e cirurgia na rede pública municipal de saúde. A Lei é de 2016, mas não foi implantada.

Desafio de cururu

A cultura do desafio de cururu, uma das mais características manifestações culturais de Sorocaba e de outras cidades da Região do Médio-Tietê, foi celebrada pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene. A iniciativa da solenidade foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) e contou com a participação de expoentes e divulgadores do cururu em Sorocaba e região. Um dos homenageados da noite, o cantador de cururu Aparecido Garuti, o Cido Garoto, não pôde comparecer à solenidade devido a problemas de saúde, mas, em vídeo gravado, agradeceu ao vereador João Donizeti e aos demais vereadores.

Centro Pop

Por meio de requerimento ao Executivo, o vereador Engenheiro Martinez (PSDB) está solicitando informações sobre o convênio firmado entre a Prefeitura e a entidade SOS (Serviços de Obras Sociais) para atendimento aos moradores de rua de Sorocaba – medida tomada após desativação do Centro Pop, que realizava esse trabalho. Com a desativação do Centro Pop, Martinez quer saber os detalhes de como esse problema será combatido.