Ações do governo Crespo se ‘transformam’ em exposição aberta para visitação

Secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante e primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo / Foto: Agência Sorocaba

Vinte duas secretarias envolvidas em um uma ação de prestação de contas à sociedade: mostra permanente – um projeto que foi coordenado pela Secretaria de Comunicação e Eventos e inaugurado oficialmente nesta terça-feira (13), no Paço Municipal. As obras e ações realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, baseadas no plano de governo do prefeito José Crespo, por meio de todas as secretarias, estão espalhadas em painéis de madeira no andar térreo do Paço.

A ideia de realizar a mostra permanente e dar mais transparência à gestão surgiu do secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão. “Na verdade, isso surgiu em uma visita que o prefeito fez em um dos nossos Centros Operacionais, onde a gente costuma fazer isso, com colocação de cartaz nos locais onde dá e aí o prefeito olhou e gostou e tivemos a ideia de ampliar isso, fazendo com que todas as secretarias mostrassem isso e o cidadão pudesse ver isso e ver o que a gente faz no dia a dia”, disse Pilão.

Além de conhecer o que está sendo realizado, as pessoas poderão interagir, deixando comentários, como sugestões, críticas ou elogios em uma urna que foi deixada no local. “A mostra amplia a divulgação de todas as ações e obras e se constitui em mais uma forma de comunicação oficial. Mais do que isso, será mais uma maneira de interação com as pessoas”, disse o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, responsável pela organização da exposição.

Secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira / Foto: Agência Sorocaba

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, abriu oficialmente a exposição, destacando a importância da mostra como mais uma forma de divulgar o trabalho detalhado que a gestão vem fazendo desde o ano passado. “Nós estamos trabalhando muito e aqui a população vai poder conhecer os detalhes das ações e obras,” contou Lilian.

Mostra itinerante

Durante a cerimônia, Eloy de Oliveira anunciou outra novidade: por sugestão do secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, além da mostra permanente no andar térreo da Prefeitura, será criada uma mostra itinerante também com ações e obras das 22 secretarias.

“A ideia é divulgar além do Paço. Vamos ter a mostra nos próprios municipais, como Casas do Cidadão e Terminais de Ônibus, por exemplo, para que o alcance desta forma de comunicação seja maior ainda”; eLOY DE OLIVEIRA, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS.

Cada uma das 22 secretarias ficou responsável por desenvolver o material que foi colocado em expositores de madeira de 1,60 m por 90 cm. Fotos, cartazes e outros materiais foram utilizados para informar ao cidadão onde estão sendo investidos os recursos do orçamento da Prefeitura e todos os resultados desses investimentos.

A mostra está à disposição de toda a população das 8h às 17h, no andar térreo do Paço Municipal e será atualizada todo o mês. Também estiveram presentes os secretários, Fábio Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Fernando Oliveira (Abastecimento e Nutrição), Ronald Pereira (SAAE), Luiz Fioravante (Planejamento e Projetos) e Suelei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular).

Equipe da Secretaria de Cidadania e Participação Popular / Foto: Agência Sorocaba
Exposição está no Paço / Foto: Agência Sorocaba