Por Celso ‘Marvadão’ Ribeiro

Analisar cenário político não é fácil, mas mesmo assim arrisco, com base no que ando observando.

Dois fatos políticos novos que podem ganhar força nos próximos dias:

1- Uma onda de votar útil em Bolsonaro para que ele ganhe já no primeiro turno e não correr o risco de um HaddadLula no segundo turno.

2- Centrão e Centro Esquerda votarem útil, agora, em Ciro ou Alckmin para que um deles supere Haddad, tirando o PT da disputa.

A campanha deverá seguir mais ou menos este roteiro:

1- Bolsonaro buscando cada vez mais personificar o antipetismo, batendo em Haddad e Lula, mas aliviando os outros candidatos (vai precisar dos votos deles no segundo turno)

2- Haddad vai investir no espólio dos votos de Lula, praticamente sua única fonte. Vai bater em Bolsonaro e não muito nos outros (afinal, num segundo turno precisaria de votos deles para tentar vencer). Os votos de Lula não são cativos do PT, eles vêm também de pessoas não envolvidas em partidos e que gostam dele.

3- Ciro vai bater em Bolsonaro e na ameaça do “fascismo”, mas não muito em Haddad e nos outros. Também precisará, sobretudo dos votos de Lula, numa eventual passagem para o segundo turno. Tirar votos de Bolsonaro é impossível num hipotético segundo turno entre ambos.

4- E Alckmin está parecendo cachorro que caiu da mudança. Não sabe em quem acoar. Se acoar contra Haddad, vai acabar dando mais votos para Bolsonaro. Sua esperança é apostar nos indecisos e na migração de votos de Meirelles, Amoedo e Marina, se eles acharem que se trata do candidato que reúne mais força de passar para o segundo turno e fazer frente a Bolsonaro. Eles podem também votar útil em Ciro para evitar a volta do PT ao poder.

Angu de caroço.

Será que algo além disso vai acontecer nas próximas semanas, como uma “onda” final surpreendente?

4 Comentários

  1. Situação é incrível no momento, Bolsonaro ou Haddad? Com Bolsonaro as mudanças aconteceram e seram radicais, o povo está disposto a mudanças? Haddad ganhando, o Lula vai dar risada da cara de todos, porém ele vai continuar a corrupção, ou vai fazer diferente pra dar um voto”confiança”?

  2. Vota 17 logo e chega de história, o povo não aguenta mais viver de esmolas, povo não aguenta mais a esquerda, não é possível que vai querer votar novamente no país mais corrupto da história do país, mesmo depois de tanto escandalo e do atoleiro que nos metemos a nem 2 anos atrás.

  3. Vou arriscar um palpite, vai ter segundo turno entre Bolsonaro e Ciro

  4. 17 finaliza o primeiro turno e ponto. chega de vermelho bandeira, só em vestidos, batons, esmaltes …kkkk.

Comments are closed.