Foto: IGC-INFA

Por Celso ‘Marvadão’ Ribeiro

Sorocaba ficou conhecida como Capital da Laranja, um ciclo agrícola que veio depois do período do “ouro branco”, o algodão. Grandes laranjais se estendiam do bairro “Laranjeiras” até o Rio Acima, em Votorantim, incluindo as margens da avenida São Paulo e da Raposo Tavares, a caminho de Brigadeiro Tobias.

Esta foto área foi tirada pelo Estúdio Nacional de Fotos Aéreas (ENFA), em 1940 e não pelo EMFA – Estado Maior das Forças Armadas. Eheh. Alguém consegue dizer que área de Sorocaba é esta mostrada?

O historiador Adolfo Friolli comenta: “Dessa época áurea dos laranjais de Sorocaba, sobraram dois Packing House: o estadual, que faz companhia ao cemitério Pax, e o único particular, que fica na Rua Ruy Barbosa, com tijolos à vista e que mantém na fachada a expressão: “TRICO – 1931”. É só ler os jornais de Sorocaba da época que diariamente anunciavam a quantidade de laranjas exportadas. A laranja tinha um tamanho padrão e as que eram maiores ou menores, eram transformadas no Vinho “Laranjim Supremo”.

A leitora Sonia Maria Gonçalves informa que nos anos 60, a tradição da laranja continua. Tanto que na feira que ocorria onde hoje é a Prefeitura (antiga Fápis – Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba) havia o concurso de Miss Laranja e a Festa da Laranja. “As candidatas alunas das escolas públicas e particulares, da colônia japonesa, vendiam votos. Em 1967 quem ganhou foi a representante da colônia. Eu fui candidata pelo Colégio Ciências e Letras virei princesa”.

Sônia conta ainda: “Eu me lembro como foi o baile no Sorocaba Clube. Tinha trono para a rainha, decorado com laranjas. Fomos divulgar a festa no programa Airton Rodrigues na televisão (Almoço com as Estrelas), hoje SBT. Cada mesa tinha um arranjo com laranjas. Roberto Carlos lançava o seu compacto “ Não quero ver você triste assim”, começo de carreira. Chegou até nós e pediu laranjas. Foi dado um saco que tinha no carro. Até pouco tempo atrás eu ainda mantinha o disco autografado”.

1 Comentário

  1. acredito ser a região do Shopping Cidade no bairro das Laranjeiras. o Shopping ficara no lado direito e no quanto da foto.

Comments are closed.