Por Celso ‘Marvadão’ Ribeiro

Leitor é mesmo tudo de bom!

Garimpando acervos em busca de informações sobre a Fábrica de Facas e Facões Sorocabanos, que existiu na rua da Penha, o pesquisador e escritor Gilson Soares acabou encontrando, numa antiga revista paulistana, fotos de um jogo que o nosso São Bento realizou em 12 de maio de 1918, em São Paulo, contra o Clube Atlético Ypiranga, partida que o time de Sorocaba venceu por 6 a 2.

As fotos são raríssimas, acredito que inéditas. Alguém já tinha visto? E o Gilson fez questão de mandar para o Marvadão esse seu preciso achado para que ele seja compartilhado com meus leitores.

Fundado em 1906, o Ypiranga contou em seus quadros com jogadores que marcaram época. O principal deles foi Arthur Friedenreich, artilheiro do Campeonato Paulista em 1914 e 1917, atuando pelo clube. Será que chegou a enfrentar o São Bento naquele jogo? Outro atleta famoso que defendeu suas cores foi Barbosa, goleiro vice-campeão mundial pelo Brasil em 1950, e também Valdemar Carabina.

Hoje o Ypiranga deixou de ser um time de futebol profissional, mas ainda existe como uma clube social muito procurado, na Capital.

O nosso Bentão nasceu como Sorocaba Athletic Club no dia 14 de setembro de 1913. Passou para Sport Club São Bento no dia 13 de outubro de 1914.

No ano em que venceu o Ypiranga por 6 a 2, Sorocaba não tinha mais do que 20 mil habitantes e era assolada pela gripe espanhola, logo após o período de várias incidências de febre amarela, epidemias que levaram muitas vidas da cidade. Tempo também de intensas greves operárias.

Observe a camiseta do time, quando ainda não era Azulão, com listras verticais, e também as legendas das fotos, assinalando detalhes das jogadas.

E morra de saudade do que não viveu! Eheh.