Por Celso ‘Marvadão’ Ribeiro

Não, o Peladão do Scarpa não era um taradão que atacava ali onde hoje está o Sorocaba Shopping.

Peladão era um terreno “pelado”, sem cobertura, com campos de futebol e espaço livre que recebia e até a antiga Fápis (Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba, nos anos 60)). Muitos dos atletas que fizeram fama em nossa várzea, antes de seguirem a carreira profissional começaram jogando nestes campos…

Estas fotos mostram exatamente onde era o “peladão”, ao lado do antigo Clube Scarpa. Notem as propagandas na parede do prédio.

Os velhos flagrantes, um deles aéreo, fotos foram publicadas no Face Lembranças Sorocabanas, por Luiz Scapol e Antônio Carlos Sartorelli (idealizador da página) que é muito comentada e contém centenas de registros antigos da cidade.

Uma das fotos mostra dá uma visão panorâmica da área. O Peladão em primeiro plano, o Clube Scarpa e o campo do clube; mais à esquerda, no alto, o prédio (inaugurado em 1954) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras,(hoje Uniso), que foi administrada por um bom tempo pela Fundação Scarpa); mais ao fundo, à direita, ao lado dos trilhos, a Fábrica Santo Antônio (observe o galpão que foi demolido para dar espaço ao Terminal Santo Antônio, em 1992), a Praça da Bandeira e ainda a não presença da avenida Afonso Vergueiro .

Viaje nas fotos e morra de saudade…