Por Celso ‘Marvadão’ Ribeiro 

O que a Praia de Ipanema e o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, têm a ver com o rio Ipanema e a Fábrica de Ferro Real de Ipanema, do município de Iperó, cuja área já pertenceu a Sorocaba?

Tudo a ver. O famoso bairro carioca tem esse nome por causa de nossa Ipanema, que existe ao pé do Morro de Araçoiaba.

Em homenagem à fábrica, o imperador D. Pedro II criou o título de Barão de Ipanema concedido a José Antônio Moreira, grande capitalista que investiu no importante empreendimento imperial.

O filho de José Antônio Moreira, que tinha o mesmo nome, foi o segundo Barão de Ipanema. Proprietário de muitas terras no Rio de Janeiro, ele foi o grande empreendedor da Vila de Ipanema, que virou um bairro chique com ondas generosas, barquinhos e lindas mulheres inspiradoras da bossa-nova.

Em tupi-guarani, Ipanema significa “rio sujo, podre”. As águas do rio Ipanema, em cuja margem foi instalada a histórica fábrica, eram imprestáveis, devido à contaminação mineral, ao contrário da Praia de Ipanema.

A nossa Rádio Ipanema, que faz 30 anos, também tem tudo a ver com essa história. Não por outro motivo, a emissora usou, no seu lançamento há três décadas, a foto de uma garota de biquíni, com um radinho de pilha no bumbum, alusão à música Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, de 1962, que faz sucesso no mundo todo…

5 Comentários

  1. Quero ver é provar isso, pois os Cariocas alegam que é o nome é orginalmente Carioca. Há documentos que suportem essa alegação ?

    • Bem, José Antonio Moreira foi mesmo Barão de Ipanema. Seu filho é apontado como proprietário de terras no Rio. A Vila Ipanema surgiu por causa do título de Barão de Ipanema que ele tinha. Num livro histórico lançado pela Rede Globo há vários anos, Antonio Carlos Jobin, o compositor, que é do Rio, também dá essa informação em matéria por ele assinada.

      • Muito interessante. Crio que sabe então o desenvolvimento de uma matéria jornalística sobre este importante fato histórico, afinal, nossa cidade merece ser reconhecida por seus grandes feitos e não somente por seus problemas. Levantar toda a documentação impressa e oficial sobre o assunto, quem sabe até testemunhos de parentes ou descendentes do Barão etc. Fica a dica….

Comments are closed.