Pré-candidatos a deputado por Sorocaba buscam dar sua “paternidade” ao novo hospital estadual

O DEDA QUESTÃO

A inauguração do novo Hospital Estadual Regional de Sorocaba, que ocorreu na tarde do último sábado, 31 de março, com a presença do governador Geraldo Alckmin, virou palanque. Aliados do governador, que fez discurso de pré-candidato à presidência da república, que é o que ele é no momento, e outros nem tanto aliados, mas pertencente a partidos da base de Alckmin, usaram o evento para propagar o novo hospital. A sensação é de estarem comunicando que são o “pai” ou a “mãe” da obra.

Alckmin – “Entregamos hoje em Sorocaba um dos mais modernos hospitais do país. É o primeiro do Estado construído por meio de Parceria Público-Privada, com 60% das verbas do Estado e 40% pela iniciativa privada, uma ótima parceria para dar atendimento gratuito e de ponta à população”.

Vitor Lippi, deputado federal e pré-candidato à reeleição: “Estamos próximos de um novo momento na saúde pública de Sorocaba e região! Inauguramos no último sábado o mais moderno hospital de urgência e emergência do interior do estado! Um trabalho de seis anos que começou comigo, quando prefeito, com a desapropriação da área e a infraestrutura do local! Obrigado Geraldo Alckmin pela conquista, parabéns deputada Maria Lúcia Amary e a todos os envolvidos no processo!”

Maria Lúcia Amary, deputada estadual e pré-candidata à reeleição, levou um grupo de Mulheres do PSDB com camiseta própria, ou seja, uniformizadas, e divulgou vídeos: “

Foi uma satisfação muito grande entregar o novo Hospital Estadual de Sorocaba (…) São ações afirmativas e concretas do nosso governador, que tem um olhar diferenciado para Sorocaba e região.”

Rodrigo Manga, presidente da Câmara de Vereadores e pré-candidato a deputado: “É motivo de comemoração, sim, essa inauguração, mas não podemos esquecer que é preciso muito mais em prol da melhoria da qualidade do atendimento público em saúde, e a Câmara continuará fazendo seu trabalho com vistas a isso”.

O que tem no local

O novo Hospital Regional de Sorocaba oferecerá, gradativamente, atendimento de média e alta complexidade, nas áreas de neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e trauma. Inicialmente o hospital prestará atendimento ambulatorial em cirurgia geral, cirurgia plástica, ortopedia, urologia, anestesiologia, cardiologia clínica, fisioterapia e reabilitação.

Anunciado em 2012, o hospital deveria estar em funcionamento, pelo cronograma inicial, em 2014.