O Núcleo Operacional Peiex (Projeto de Qualificação para Exportação) Esamc Sorocaba, em parceria com a Apex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), realizará na próxima quarta-feira (22), das 9 às 18 horas, na faculdade Esamc Sorocaba, a “1ª Ação de Exportação”, que reunirá empresas da cidade e região com comerciais exportadoras para rodadas de negócios. A expectativa é gerar US$ 5 milhões em faturamento.

Ao longo de um ano, o Núcleo Operacional Peiex Esamc Sorocaba preparou, gratuitamente, como prevê o programa, 60 empresas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para participarem desse evento e exporem seus produtos e serviços às comerciais exportadoras.

O programa é formado pelos docentes da instituição: Prof. Ms. Calixto Silva Neto, que é Coordenador do N.O. Apex-Brasil – ESAMC Sorocaba; Prof. Ms. Angelo Pêpe Agulha, Monitor Extensionista e os Prof. Ms. Antenor Ferri Junior, Prof. Esp. Antônio Gerson de Araújo, Prof. Ms. Carim Miguel Toubia, Profª. Ms. Carla Giuliani, Prof. Dr. Olavo Henrique Pudenci Furtado e Prof. Ms. Sandro Cristovão Vidotto, que são Técnicos, além dos estagiários Ruth Lucas de Lima e Samuel Leite. Os professores são especialistas em administração e estratégia, capital humano, finanças e custo, vendas e marketing, produto e manufatura e comércio exterior.

Durante a capacitação das empresas, o grupo executou diversos diagnósticos que incluíram a disseminação da cultura exportadora, qualificação para inovação, introdução de melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação do acesso aos produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de Governo e no setor privado e desenvolvimento da competitividade.

O Prof. Ms. Angelo Pêpe Agulha, Monitor do Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba, destaca que as companhias colocarão em prática os métodos transmitidos pela equipe. “As rodadas de negócios serão organizadas pelos integrantes do Núcleo Operacional Peiex ESAMC Sorocaba, sendo que as corporações terão a oportunidade de alavancar suas operações de exportações, promover seu produto e, principalmente, vender a novos clientes internacionais”, enfatiza.

Já, o Prof. Ms. Sandro Cristovão Vidotto e Técnico do Projeto de Qualificação para Exportação, explica que exportação é uma das principais atividades que movimentam a economia brasileira. “As empresas de Sorocaba e região têm potencial para expandir a exportação do nosso país, oferecendo produtos inovadores e de qualidade”, frisa.

Dentre as empresas atendidas pelo Núcleo Operacional Peiex Esamc Sorocaba foram selecionados os seguintes segmentos para participarem da “1ª Ação de Exportação”: artigos para festas, alimentos, bebidas, equipamentos eletrônicos, máquinas e equipamentos pesados, material escolar, pisos, produtos de limpeza, ração animal, entre outros.

O evento e os trabalhos do programa também contam com a parceria do Banco do Brasil, dos Correios, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Sorocaba), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae de Sorocaba).

Mais informações: sobre o Núcleo Operacional Peiex Esamc Sorocaba podem ser obtidas pelos telefones: (15) 99786-0269 e 3332-9854 ou no próprio local.