05/08/2017 16h51 - Atualizado em 05/08/2017 16h53 | Ipanema Online

Sorocaba realizará debate sobre pessoas em situação de rua na próxima quarta (9)



A Secretaria de Igualdade e Assistência Social, e a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas da Prefeitura de Sorocaba irão receber representantes das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para debater a realidade de milhares de pessoas em situação de rua, que circulam entre esses municípios e as soluções que podem ser tomadas para garantir a dignidade à esses indivíduos, além de produzir políticas públicas que possam ser aplicadas conjuntamente.

O encontro acontecerá na quarta-feira (9), a partir das 8h30, no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social. São esperados os prefeitos, secretários municipais e entidades que trabalham com o suporte às pessoas em situação de rua. O auditório fica na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Informações pelo (15) 3219-1920.

Diagnóstico e soluções

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura de Sorocaba mantém, desde o começo do ano, uma equipe de buscas ativas às pessoas em situação de rua. Os profissionais da secretaria percorrem áreas onde é comum a acomodação e permanência dessas pessoas para oferecer assistência e atendimento, além de identificar e traçar um diagnóstico seguro de quantas pessoas permanecem na rua e por quais razões.

O objetivo do ‘Encontro Metropolitano’ sobre o tema é estabelecer políticas públicas e ações conjuntas para o atendimento e assistência destas pessoas que muitas vezes transitam entre os municípios além de gerar meios para a reinserção social dos indivíduos.

A disposição da Secretaria de Igualdade e Assistência Social é continuar enfrentando a realidade das pessoas em situação de rua de forma a devolver a dignidade desses indivíduos, sobretudo, restabelecendo, quando possível, laços familiares e conta, para isso, com o apoio das cidades limítrofes.

Segundo a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, a criação de um grupo de trabalho visando o desenvolvimento de um Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua será uma das propostas a serem levadas ao no evento.