10/05/2017 08h40 - Atualizado em 10/05/2017 08h40 | Ipanema Online

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos e aprovação de projetos



O prefeito de Sorocaba, José Crespo, viajou a Brasília (DF) para pleitear recursos a serem investidos no município. O prefeito cumpre agenda nesta quarta-feira (10) com audiências e reuniões. Na pauta estão: discussão de projetos em andamento, como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), e demandas na área da educação.

O prefeito viaja acompanhado do secretário de Mobilidade e Acessibilidade e também presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Wilson Unterkircher Filho; do secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante; e do secretário da Fazenda, Fábio Martins.

Pela manhã, Crespo participa de audiência pública com executivos do CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina. A CAF é um dos principais bancos multilaterais de desenvolvimento a atuarem no Brasil e na América Latina. No período 2011-2015, a instituição aprovou financiamentos ao Brasil da ordem de US$ 9 bilhões, destinados a projetos públicos e privados.

No início da tarde participa de reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para discutir a transformação da UFSCar em UFSor.  No encontro com o ministro, o prefeito deve ainda solicitar a aprovação do pedido de liberação do dinheiro para a construção de mais 9 creches em Sorocaba pelo Plano de Ações Articuladas do Projeto Proinfância.

VLT E BRT

À tarde, Crespo participa de audiência para tratar do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Acompanhado dos secretários, ele se reunirá com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Rumo ALL – empresa que tem a concessão da linha férrea em Sorocaba – para tratar da possível assinatura do COE (Contrato Operacional Específico), previsto no Regulamento de Operações de Direito de Passagem e Tráfego Mútuo do Sistema Ferroviário Federal. Com este contrato assinado, a Urbes – Trânsito e Transportes dará início então aos estudos de viabilidade de implantação do VLT em Sorocaba.

O chefe do Executivo também se reunirá com o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, para tratar do pedido feito ao Ministério das Cidades para a readequação do projeto do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Sorocaba.

De acordo com a Urbes, a readequação do projeto não descaracteriza a ideia inicial, transformando apenas alguns corredores exclusivos de ônibus em faixas exclusivas para diminuir o impacto financeiro. Os corredores exclusivos previstos no projeto inicial do BRT contemplavam as avenidas Itavuvu e Ipanema (Norte) e as avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio (Oeste). Para as avenidas Pereira Ignácio, Washington Luís e Antonio Carlos Comitre (Sul) e São Paulo (Leste) estava prevista a implantação de faixas exclusivas. Com a readequação do projeto, o corredor exclusivo seria mantido somente na Avenida Itavuvu e as avenidas Ipanema e o Corredor Oeste (avenidas General Carneiro e Dr. Armando Pannunzio) passariam a contar com faixas exclusivas, além das previstas anteriormente.