18/04/2017 09h40 - Atualizado em 18/04/2017 09h40 | Ipanema Online

Começa a vacinação contra a gripe; idosos devem procurar as UBSs



Iniciada nesta segunda-feira (17), a primeira etapa da Campanha Nacional da Vacinação contra a Gripe 2017 é voltada a idosos e profissionais de saúde. Nas 32 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba o movimento foi constante desde as primeiras horas da manhã, principalmente com a procura do público maior de 60 anos. Neste ano, a imunização está escalonada de acordo com os grupos a serem atendidos e segue até o dia 26 de maio. A vacina fica disponível em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento. Também está previsto que o dia 13 de maio, um sábado, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não pode comparecer durante a semana.

A aposentada Ilsa Titoto, de 77 anos, foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas na UBS da Vila Hortência nesta segunda-feira. Ela conta que aproveitou a coleta de um exame para se proteger logo no primeiro dia. Há cerca de seis anos, Ilsa teve uma gripe muito forte justamente quando tinha que cuidar de uma neta e passou dias difíceis, por isso decidiu que passaria a se vacinar e não faltou mais à campanha. “Nunca mais deixei de me vacinar e nunca mais peguei outra gripe daquelas. Então eu conto essa história e recomendo para quem tem dúvidas, explicou.

Uma das dúvidas mais comuns das pessoas que nunca participaram é se a vacina pode causar gripe ou algum sintoma de gripe. Especialistas explicam que não. A dose da vacina é feita com fragmentos de vírus inativado, que não têm a capacidade de provocar a doença. Eventualmente, se alguém, depois de se vacinar tiver algum sintoma semelhante à gripe, isso não estaria relacionado à vacina, é o que garantem os profissionais da saúde. “O que pode ocorrer é que alguma pessoa já pode estar com algum vírus incubado e, quando manifesta sintomas, acaba associando à imunização. Mas isso não acontece por causa da vacina”, esclarece a enfermeira Ângela Monteiro Moraes, da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Aos 64 anos, o comerciante João Afonso Baptista, é adepto à prevenção da gripe bem antes de fazer parte do grupo dos idosos. Por ser portador de asma e sempre apresentar complicações graves quando pegava uma gripe, antes de completar 60 anos ele se vacinava na rede privada. “Depois que passei a fazer parte do grupo da campanha, passei a vir na unidade de saúde mesmo. Não deixo passar um ano sem tomar essa vacina, nunca mais fiquei com gripe e me sinto muito bem”, comentou.

Calendário da campanha

Neste ano, a imunização está organizada em fases e a partir da próxima semana, no dia 24 de abril, estará aberta também para mulheres grávidas e que tenham dado à luz há menos de 45 dias (puérperas), para as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos e os povos indígenas. Já a partir do dia 2 de maio serão vacinados os pacientes que possuem doenças crônicas e a partir de 8 de maio serão atendidos professores das redes pública e privada.

Também serão vacinados funcionários e população do sistema prisional, além de jovens com idade de 12 a 21 anos que estejam em cumprimento de medida socieducativa. Para esses três grupos, o período de atendimento ainda não foi divulgado aos municípios pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde.

Considerando os grupos que possuem população estimada, que são os idosos, as crianças, as gestantes, as puérperas, portadores de doenças crônicas e os trabalhadores da saúde, o público-alvo total é estimado em 161.421 pessoas em Sorocaba e a meta estabelecida é atingir uma cobertura de 90% desses grupos, número equivalente a 145.278 pessoas. No ano passado, dentre os cinco grupos que tinham população estimada, a campanha tinha um público-alvo de 126.423 pessoas e ao final da vacinação foram atingidos 134.428 (106,33%).

Calendário

Vacinação Gripe – 17/04 a 26/05/2017

Datas / Grupos

A partir de 17/04 – Profissionais de saúde e idosos (+ de 60 anos)

A partir de 24/04 – Gestantes, puérperas, crianças (+ de 6 meses e – de 5anos), indígenas

A partir de 02/05 – Portadores de doenças crônicas

A partir de 08/05 – Professores da rede pública e privada

13/05 Dia “D” sábado Todos os grupos anteriores

* Em Sorocaba: 32 UBSs de segunda a sexta, no horário normal de funcionamento dessas unidades. No dia 13/05, as 32 UBSs vacinarão das 8h às 17h.