Aos executivos de pequenas e médias empresas que necessitam de consultoria empresarial, uma boa opção é a empresa júnior da ESAMC Sorocaba. O negócio, conduzido por estudantes da faculdade, com a supervisão de professores mestres e doutores, presta diversos serviços voltados para a área de controle financeiro, marketing, gestão comercial e pesquisa de mercado.
Criada em 2002, a empresa inicia uma nova etapa, agora, prestando consultoria a um valor subsidiado para a iniciativa privada e de forma 100% gratuita a entidades filantrópicas. Professor Antônio Carlos Silva, de Economia e Finanças, responsável pela empresa júnior da ESAMC Sorocaba, comenta que a consultoria pode auxiliar as instituições de diversas maneiras e em várias etapas. Os serviços podem ser prestados na abertura de um negócio, com pesquisa de mercado; quando houver intenção de crescimento, dimensionando o capital de giro, enfatiza.
Empréstimos junto ao BNDESO professor frisa que é possível também atuar na elaboração de projetos para que a empresa cliente obtenha financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). É uma das áreas de atuação de maior demanda pelo mercado, pois poucas empresas ainda sabem como fazer esse projeto, destaca o professor.Júnior só no nome
Apesar de a empresa ser júnior, o trabalho desempenhado por ela é de gente grande e não tira férias. É um equívoco pensar que a empresa júnior funciona junto com a ESAMC Sorocaba. Trabalhamos em parceria com a escola, mas em sintonia com o mercado e, sendo assim, não paramos nem no período de férias, afirma Cristiano Silva, presidente da empresa júnior.
A empresa, que já atendeu grandes clientes, como: Flextronics, Hospital Evangélico, Sodiê Doces e Self Mídia Digital, conta com a participação de alunos de diversas áreas, que já possuem uma base teórica, mas desejam ter mais vivência prática. O presidente comenta que o número de alunos que trabalham na empresa júnior varia bastante de acordo com cada projeto, que pode envolver mais de uma área do conhecimento.
ServiçoQuem se interessar pelo serviço de consultoria e quiser conhecer a empresa júnior, pode dirigir-se à Rua Doutor Arthur Gomes, 87 Centro, Sorocaba/SP, de segunda à sexta, das 09h às 18h. Há, ainda, a possibilidade de entrar em contato pelo telefone (15) 3332-9883 ou pelo e-mail presidência@esamcjunior.com.br.