18/06/2017 10h13 - Atualizado em 18/06/2017 10h13 | Ipanema Online

Vereador realizará audiência pública sobre "Obesidade Infantil e seus Reflexos"



O vereador Fernando Dini (PMDB) irá realizar uma Audiência Pública sobre "Obesidade Infantil e seus Reflexos", no próximo dia 30 de junho, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. "De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de obesos no Brasil cresceu 60% nos últimos 10 anos, o que tem ligação direta com a presença da obesidade na infância", ressalta.

A AP contará com a presença de diversos especialistas que levantarão os principais problemas existentes hoje, bem como as prováveis providências e políticas públicas que podem ser adotadas para prevenir e amenizar esse crítico quadro atual.

Devido ao aumento da obesidade, cresceu também o número de pessoas que sofrem com diabetes, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e câncer", diz o parlamentar. "O que não só causa as doenças, como também auxilia no aumento do número de pessoas que utilizam as unidades básicas de saúde."

Dini ainda cita que a prevenção é o melhor remédio e deve começar ainda nos primeiros anos de vida, pois pode ajudar a evitar as doenças cardíacas na fase adulta. "O ideal é que os pais incentivem a prática de atividade física, diminuam o tempo de atividades sedentária e estimulem o consumo de alimentos saudáveis, e o mais importante: servir de exemplo para a criança”, finaliza.

Diabetes – O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016.

Hipertensão arterial – O número de pessoas diagnosticadas com hipertensão no país cresceu 14,2% na última década, passando de 22,5% em 2016 para 25,7% em 2016.