04/04/2017 14h38 - Atualizado em 04/04/2017 14h38 | Ipanema Online

Mais da metade da população está obesa, diz pesquisa



Levantamento do Ministério da Saúde (MS) revela que 58% da população da América Latina é obesa ou vive com sobrepeso. Ou seja, quase 20% das pessoas estão com índice de massa corporal (IMC) acima de 25. Com isso, segundo o MS, o risco de doenças como apneia do sono, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares, além de problemas ortopédicos e vários tipos de câncer, aumenta. As mulheres são as mais afetadas: a taxa de obesidade feminina é 10% maior do que a masculina.

E foi um caso de obesidade na família que levou a dermaticista Aline Del Rio, da Home Spa Estética, a trazer para Sorocaba o método de emagrecimento 5S. “Minha mãe estava com diabetes, colesterol, triglicérides, hipertensão e precisava colocar marca-passo. Estava desesperada, pensando em como poderia ajudá-la, foi quando descobri o 5S”, conta Aline. O método - que é pioneiro na região - consiste no emagrecimento rápido, saudável e sustentável através da reprogramação hipotalâmica. Com isso, os pacientes chegam a perder até 15 quilos em 30 dias sem a obrigatoriedade da atividade física.

O hipotálamo é um órgão do sistema nervoso que controla a temperatura corporal, o apetite, a sede e o gasto energético, além de ser o principal centro da expressão emocional. Nas pessoas obesas, essa região do cérebro fica inflamada pelo consumo de gordura saturada, trazendo alguns problemas, como a perda da saciedade, que leva o indivíduo a se alimentar de forma compulsiva. A técnica traz cinco passos, os quais são aplicados em três ciclos, que são perda, manutenção e reeducação.

O anúncio do marca-passo pelo médico fez com que a mãe de Aline, a aposentada Denise Del Rio, fosse a primeira paciente do 5S. “É muito difícil mudar os hábitos alimentares de uma vida inteira, mas aprendi a comer bem e a cuidar melhor de mim, minha autoestima cresceu, sou mais feliz”, explica Denise. Hoje, mãe e filha comemoram 14 quilos a menos e uma mudança radical na saúde e na qualidade de vida da aposentada. “Fui ao médico com os resultados dos novos exames e ele quase não acreditou, não tenho mais nenhuma doença, apenas controlo a arritmia com medicamento e nada mais”, comemora.

Em mais de um ano trabalhando com o 5S em Sorocaba, Aline celebra o atendimento de mais de 15 pessoas, que somam mais de 200 quilos perdidos. “A saúde e a baixa autoestima são os principais motivos que trazem as pessoas com sobrepeso e obesidade até a clínica”, destaca a especialista, que celebra cada conquista dos clientes. “Cada quilo perdido e cada exame que mostra a melhora na saúde do paciente é motivo de comemoração”, finaliza