19/05/2017 12h04 - Atualizado em 19/05/2017 12h06 | Ipanema Online

Prefeitura de Votorantim realiza mutirão oftalmológico; cem pessoas foram atendidas



“Estava há dois anos esperando por essa consulta. Foi tudo muito rápido e já saí com uma guia de encaminhamento para uma operação de raspagem no olho. Adorei essa ação." Esse foi o relato da dona Lázara Vianna Dias, de 79 anos, que não escondia sua felicidade por ter sido atendida por um médico oftalmologista. Ela foi uma das 100 pessoas que passaram nesta sexta-feira (19) pelo mutirão oftalmológico, realizado em uma unidade móvel instalada na Praça Zeca Padeiro, em Votorantim.

O mutirão acontece também nos dias 20, 22, 23, 24, 26 e 27 de maio, somando mais de mil consultas. A ação está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) e o Instituto Moriah.

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM), acompanhou o mutirão na manhã desta sexta-feira (19) ao lado do secretário de Governo, Eric Romero, e de Saúde, Wilson Gonçalves. De acordo com chefe do Executivo, essa ação é de extrema importância e traz um alívio à fila de espera de consulta. “Também estamos nos preparando para fazer um mutirão de 120 cirurgias eletivas no hospital municipal. A área da saúde é, com certeza, uma das nossas prioridades”, frisou.

Outro paciente atendido foi José Bertodo Egídio, de 72 anos, que aguardou por nove meses este momento. “Muito bom o mutirão. O médico disse que minha situação não é tão preocupante, ainda bem. Preciso apenas ajustar o grau dos óculos”, disse.

Os atendimentos são destinados aos pacientes que já passaram por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e estão referenciados para uma consulta com um médico oftalmologista. De acordo com o secretário de Saúde, Wilson Gonçalves, a unidade móvel é um ônibus adaptado que oferece estruturas como equipamentos específicos para as consultas e dois consultórios, com a presença de médicos oftalmologistas e demais profissionais para a realização dos atendimentos. As consultas são realizadas às 8h, 10h, 13h e 15h.