23/04/2017 14h03 - Atualizado em 23/04/2017 14h03 | Ipanema Online

Vagões abandonados começam a ser retirados de George Oetterer



Desde a última terça (18), funcionários da Rumo/ALL, empresa concessionária do trecho da ferrovia que passa por Iperó, estão realizando os procedimentos para a remoção dos mais de 60 vagões que estavam abandonados há cerca de 20 anos nas proximidades da antiga estação de George Oetterer. 

Um acordo entre a Prefeitura de Iperó e a empresa previa a retirada desses vagões, mas aguardava a autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a remoção. A situação era acompanhada de perto pela Prefeitura junto à empresa e aos órgãos competentes, buscando a solução definitiva para o impasse.

Cerca de 20 vagões foram retirados do local até a manhã deste domingo (23). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nos próximos cinco dias.

Após uma "verdadeira guerra judicial" travada pela Prefeitura de Iperó com a ALL (América Latina Logística), a retirada dos trens abandonados no entorno da estação de Iperó foi iniciada em 5 de setembro de 2013 e finalizada no início de 2014. Ao todo foram retirados 326 vagões, conforme o levantamento realizado à época, que estavam há cerca de três décadas no pátio ferroviário na região central da cidade. A Prefeitura obteve autorização para remover 314 vagões, visto que nove eram da FCA e três do DNIT.