16/05/2017 16h40 - Atualizado em 16/05/2017 16h44 | Ipanema Online

Prefeitura multa e fecha ferros velhos irregulares em Sorocaba



A Operação Ferro Velho, promovida na manhã desta terça-feira (16) pela Prefeitura de Sorocaba, interditou e multou ferros velhos e pátios de coleta de materiais recicláveis. Foram multados estabelecimentos com criadouros ou larvas de mosquitos, e interditados estabelecimentos sem alvará de funcionamento.

A ação foi em conjunto pela equipe da Fiscalização de Posturas Imobiliárias da Secretaria da Fazenda, pela equipe de Desinsetização e a de Fiscalização, ambas da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, pela Guarda Civil Municipal da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e pela Polícia Militar. O grupo dividiu-se para averiguar a situação em dez estabelecimentos concentrados no bairro Barcelona e na Vila Assis, na Zona Leste.

Um ferro velho na rua Dr. Campos Salles, na Vila Assis, recebeu duas atuações porque foram encontrados acúmulo de água em caçambas e pneus, além de focos de mosquito em um dos criadouros. Caso deixe de apresentar recurso ou os argumentos que formular não forem convincentes o valor da multa será o correspondente de 10 a 50 Ufesps, conforme a avaliação administrativa da situação. Cada Ufesp tem o valor de R$ 25,07. O estabelecimento é reincidente.

Na rua Chile, no Jardim Barcelona, um depósito de materiais recicláveis foi notificado para providenciar a Inscrição Municipal e multado por acumular lixo ou inservíveis, além da estocagem inadequada de recicláveis. O valor da multa também vai variar entre 10 e 50 Ufesps.

Outros dois ferros velhos no Jardim Barcelona, um na avenida Paraguai e outro na rua Chile foram interditados por falta de inscrição municipal.