17/02/2017 09h07 - Atualizado em 17/02/2017 09h07 | Ipanema Online

Creches, CEIs e escolas terão redução de horário a partir desta 2ª



Atualizado às 11h28

Cerca de 34 unidades de ensino da rede municipal entre creches, escolas e CEIs de Sorocaba atenderão em horário reduzido a partir da próxima segunda-feira (20), após uma medida feita pelo prefeito José Crespo (DEM). As unidades deverão atender aos alunos em período semi-integral (meio período). A alteração afetará principalmente a crianças de quatro meses a três anos atendidas em creches. Mais de mil crianças ficarão só no período da manhã.

De acordo informações da Secretaria de Educação, faltam cerca de 150 auxiliares de educação.  Atualmente, o município possui 1500 pessoas trabalhando nesta função. Os pais estão sendo orientados a buscarem outras escolas, caso necessitem. No total, há 13 mil alunos matriculados na rede municipal. O horário integral, atualmente atendido, é das 7 às 17 horas. Com a nova medida, o horário passará a ser das 7 às 13 horas, sendo serviço almoço exceto jantar. Avisos foram distribuídos nas unidades que irão adotar o novo sistema. Só será retomado o atendimento integral quando tiver recurso financeiro.

Os novos alunos também serão afetados com a mudança. Somente os antigos continuarão com o período integral.

Uma das motivações da redução de horário seria a falta de recursos humanos e contratações para atender a demanda nas unidades de ensino. Uma coletiva de imprensa foi convocada para esta manhã de sexta-feira (17).