27/12/2016 17h12 - Atualizado em 27/12/2016 17h20 | Ipanema Online

ARTIGO: O adeus da bela princesa chamada Leia; morre Carrie Fisher



Por Gustavo Ferrari

Quando o último filme da então trilogia ‘Star Wars’ estreou, em 1983, - ‘O Retorno de Jedi’ -, o universo sci-fi se extasiou com as cenas da princesa Leia, filmadas pelo diretor galês Richard Marquand, no icônico traje de escrava. Na película, a personagem de Carrie Fisher permanecia sob posse do gângster alienígena corpulento, parecido com uma lesma gigante, Jabba the Hutt, e era disputada por Han Solo, embora despertasse desejos também em Luke Skywalker, seu ‘futuro’ irmão.

O sucesso da saga de George Lucas, que décadas mais tarde viria a produzir novos enredos, não seria o mesmo sem a personagem de Leia. Claro, a irmã do príncipe das galáxias era e é o contraponto na trama, que alterna viagens espaciais, sabres de luz e perseguições. A luta entre o bem e o mal e o balanço da ‘Força’ transformam a ficção numa história de conflitos íntimos, aventuras antológicas e intrincados flertes.

Carrie tinha 19 anos quando atuou pela primeira vez em ‘Uma Nova Esperança’, de 1977. Mesmo se considerando ‘feia’ (conforme suas palavras), a atriz não escapou de se tornar um símbolo sexual, no começo dos anos 80. O penteado da personagem, que demorava horas para ser feito, contribuiu para a alquimia fantasia/desejo. Os jovens a adoravam mundo afora e Carrie tinha noção disso.

Na recém-lançada biografia, "Memórias da Princesa: os Diários de Carrie Fisher”, a americana, de 1,55m de altura, relembrou o rápido romance que manteve com o ator Harrison Ford, intérprete do mercenário Solo, durante as filmagens de 'Star Wars'. No enredo, os dois viriam a se 'engraçar' diversas vezes. A atriz cita, ainda, o consumo esporádico de maconha; já o abuso de cocaína, que se acentuou durante as filmagens de ‘O Império Contra-Ataca’, de 1980, foi relatado por ela em diversas entrevistas.

Na última sexta-feira (23), Carrie, aos 60 anos, sofreu um ataque cardíaco durante um voo que ia de Londres para Los Angeles. Ela estava em período de divulgação de seu livro. Foi socorrida e levada ao UCLA Medical Center após o pouso da aeronave. Era o início do fim para a bela princesa, morta nesta terça-feira (27).