22/12/2015 12h20 - Atualizado em 20/12/2015 09h31 | Ipanema Online

Veja as recomendações do IPEM na hora de comprar presentes



Para garantir a melhor compra de Natal, o consumidor deve estar bastante atento. Pensando nisso, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) preparou uma série de recomendações.

Nesse período do ano, o órgão estadual intensifica a fiscalização com o objetivo de garantir que os consumidores adquiram os produtos de acordo com as normas nacionais.

Produtos sazonais para as ceias de Natal e Ano Novo

É preciso verificar a indicação de peso/volume como panetones, vinhos, espumantes, chester, peru, tender, presunto, pernil, pescados e carnes em geral, cereais, pães além de frutas in natura e secas, lentilha, entre outros produtos.

Produtos embalados

Itens considerados pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) devem, obrigatoriamente, conter informação de peso/volume. O consumidor deve verificar a fidelidade das informações dispostas na embalagem dos produtos – tanto aqueles que vêm embalados diretamente da fábrica, como os que são manuseados ou fracionados pelo ponto de venda.

O consumidor também pode utilizar as balanças disponibilizadas pelo supermercado – geralmente na área de hortifruti – para realizar a conferência. Se o valor for menor ou igual que o conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está levando menor quantidade de produto que aquela pela qual está pagando, pois o peso da embalagem deve ser descontado.

Brinquedos

Dois aspectos são de fundamental importância para garantir que a diversão aconteça com segurança: a presença de classificação etária indicativa e o selo do Inmetro. Se estas informações obrigatórias não estiverem na embalagem, o melhor a fazer é não adquirir o produto.

Pisca-pisca ou das mangueiras para iluminação de áreas externas

É importante observar se o plug está no padrão brasileiro (sextavado). Além disso, devem trazer indicação de voltagem e amperagem, para que possam ser instalados de maneira adequada, garantindo a segurança das famílias durante as festas de final de ano.