02/04/2017 16h07 - Atualizado em 02/04/2017 16h07 | Ipanema Online

PT promove audiência para debater a Reforma da Previdência



A Câmara Municipal de Sorocaba, por meio da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), realiza nesta segunda-feira (3), a partir das 19h, uma audiência pública que vai debater a Reforma da Previdência, projeto do governo Michel Temer (PMDB), que altera as regras para aposentadoria.

Proposto pela vereadora Iara Bernardi e vereador Francisco França, o debate contará com as presenças do ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini; do deputado federal, Valmir Prascidelli (PT); da presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha (Bebel); do representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Eduardo Alamino, e do representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), Fernando Lima.

“O principal objetivo dessa audiência é mostrar à população o conteúdo criminoso desse projeto, que vai impactar diretamente na vida do trabalhador e da trabalhadora”, afirmou Iara. A parlamentar ressaltou, ainda, a "experiência e o conhecimento" de Berzoini sobre o tema e disse que a participação dele na audiência "enriquecerá" o debate. “As pessoas estão confusas acerca desse projeto. A presença de um ex-ministro da Previdência é justamente para esclarecer pontos cruciais da reforma”.

De acordo com França, o projeto apresentado pelo governo Temer tem como único princípio "acabar com a aposentadoria" do trabalhador. "Querem aumentar para 49 anos o tempo de contribuição para a aposentadoria integral e fixar a idade mínima para 65 anos, igualando homens e mulheres. Não podemos aceitar este formato insensato da reforma e, por isso, queremos que a população conheça o seu verdadeiro conteúdo e nos ajude a barrar este disparato".