A Unimed Sorocaba foi escolhida pela Revista Você S/A, da Editora Abril, como a melhor cooperativa médica para se trabalhar no Brasil. A cerimônia de premiação foi feita pelo diretor editorial do Grupo Exame, André Lahóz Mendonça de Barros, e aconteceu na noite deste 6 de novembro, no Teatro Alfa, em São Paulo. O presidente da Cooperativa sorocabana, José Francisco Moron Morad, recebeu o prêmio, entregue por executivos da Fundação Instituto de Administração (FIA), parceira da Editora Abril nessa pesquisa.
Também compareceram à cerimônia Paulo Hungaro Neto e Miguel Villa Nova Soeiro Filho, respectivamente, vice-presidente e superintendente da Unimed Sorocaba; Mário Sérgio Moreno e Edson Cumpian Paulossi Júnior, diretor técnico e diretor administrativo do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), nessa ordem; além de gestores e coordenadores da Cooperativa e do Hospital.
“Esta conquista é extremamente importante e significativa para a Unimed Sorocaba”, afirmou Moron, logo após receber o prêmio. “Significativa porque é consequência, principalmente, da avaliação feita por nossos colaboradores sobre a empresa na qual trabalham”, destacou. “Por esta razão, não poderia deixar de parabenizá-los, pois nossa Cooperativa também é fruto da dedicação, comprometimento e profissionalismo de todos eles”, finalizou.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Unimed Sorocaba figura no ranking nacional da Revista Você S/A, mas é a primeira vez em que é escolhida como a melhor cooperativa médica para se trabalhar no Brasil. Já o Hospital Dr. Miguel Soeiro – integrante do complexo Unimed Sorocaba – aparece pelo segundo ano seguido no levantamento realizado pela Editora Abril e FIA.
Esse ranking é considerado um dos mais criteriosos do país sobre clima organizacional de empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham, no mínimo, 100 funcionários (contratados pelo regime CLT) e operem no mercado brasileiro e/ou internacional há pelo menos três anos.
A respeitabilidade do ranking é fruto direto da sua rigidez em obter, checar e analisar os dados que formam cada um dos seus indicadores, dentre os quais estão as respostas formuladas por meio de uma pesquisa feita diretamente com os funcionários das empresas indicadas. Nesta última edição, por exemplo, o peso do Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas – uma das notas que compõe o resultado final – mudou, passando de 30% para 35%. Outro indicador denomina-se Índice de Felicidade no Trabalho. Nele, a Unimed Sorocaba obteve nota 82,5 e o HMS, nota 77,7.
Outro diferencial do ranking é a visita que jornalistas da Você S/A realizam nas empresas pré-selecionadas. Entre os meses de junho e julho, eles viajam por todo o país para conversar com os funcionários dos níveis operacional e gerencial e entrevistar os profissionais da área de recursos humanos. Essa visita também compõe a nota final e pode eliminar a empresa se forem detectados fatos que contrariem os dados obtidos no questionário dos funcionários e no da empresa.
Em agosto, os jornalistas da Você S/A e a equipe da FIA comparam os dados da pesquisa com a percepção das visitas. Nessa reunião, são definidas a lista das 150 melhores empresas para trabalhar e as melhores de cada categoria. Até o final de setembro, o material editorial dos guias é preparado. São mais de 200 páginas de reportagens sobre as principais companhias.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.