Quando é feita uma avaliação da relação custo X benefício das alternativas disponíveis, possíveis e viáveis no país, a energia solar fotovoltaica ganha destaque. Nos últimos 10 anos, o custo para a geração desse tipo de energia caiu cerca de 75%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar.

A energia renovável e limpa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força e espaço nas residências e empresas do país.

É justamente nesse cenário que aparece a Blue Sol Energia Solar, empresa fundada em 2009 por Nelson Colaferro Jr., que a administra em sociedade com os filhos José Renato Colaferro e Luis Otávio Colaferro. As atividades da Blue Sol tiveram início em 2010, depois de um ano de muito estudo de tendências e pesquisa de mercado.

“Viajamos pelo mundo para conhecer as principais tendências do setor e visualizar o que estava ocorrendo no exterior. Concluímos, então, que aquele grande movimento ocorreria cedo ou tarde no Brasil e decidimos investir todo o nosso tempo e nossas carreiras no negócio”, afirma o executivo Nelson Colaferro.

Hoje, com nove anos de atividades, a Blue Sol Energia Solar atua em três frentes: desenvolvimento de projetos e instalações comerciais e residenciais de sistemas de energia solar fotovoltaica e capacitação, cursos e treinamentos na área para empreendedores.

A empresa atua nacionalmente e contabiliza mais de 10 mil profissionais capacitados e mais de 1.000 sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados.

De acordo com Luis Otávio Colaferro, sócio da companhia e diretor da área de treinamentos e marketing digital, isso se deve ao aumento de sistemas instalados no Brasil. Destacamos como nosso diferencial ter formado e continuar formando novos profissionais e empreendedores na área e, possivelmente, até concorrentes. Pode parecer absurdo, mas é dessa maneira que conseguimos construir e desenvolver o setor de energia solar fotovoltaica e expandir fronteiras a partir de uma grande rede de contatos. Com mais profissionais e empreendedores, a tecnologia se torna cada vez mais conhecida, aumentando, assim, a demanda por sistemas. Somos pioneiros no mercado fotovoltaico e atuamos ativamente junto aos órgãos do setor no cenário brasileiro, como Aneel e Absolar. Apesar de ser um mercado novo, a Blue Sol atua desde o começo e tem muita qualidade e expertise no que faz”, conta.

De acordo com José Renato Colaferro, sócio e diretor de operações da Blue Sol Energia Solar, a tecnologia fotovoltaica, na época em que a Blue Sol entrou no mercado, ainda recebia pouca atenção.

Os relatórios governamentais projetavam que a fonte teria pouca relevância na matriz elétrica brasileira. “Foi apenas depois da Resolução Normativa 482 da Aneel ser publicada que a fonte passou a chamar mais atenção. Com a crise energética que se iniciou em 2013, o Brasil também passou a reconhecer que seu modelo era equivocado e que seria importante para o país investir em diversificação da matriz tornando-se menos dependente das hidroelétricas e dos regimes pluviais”, recorda o executivo, que ressalta que a energia solar é hoje a fonte que mais cresce no mundo.

Em Sorocaba, o franqueado da Blue Sol é João Roberto Acenso (foto) e a unidade fica na  avenida Antônio Carlos Comitre, 510, loja 7. Saiba mais sobre a Blue Sol na coluna Negócios no Ipa Online e na edição do dia 9 de junho do Jornal Ipanema, que pode ser acessado também pelo Portal Ipa Online.