Quando é feita uma avaliação da relação custo X benefício das alternativas disponíveis, possíveis e viáveis no país, a energia solar fotovoltaica ganha destaque. Nos últimos 10 anos, o custo para a geração desse tipo de energia caiu cerca de 75%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar.

A energia renovável e limpa é uma tendência que está ganhando cada vez mais força e espaço nas residências e empresas do país.

É justamente nesse cenário que aparece a Blue Sol Energia Solar, empresa fundada em 2009 por Nelson Colaferro Jr., que a administra em sociedade com os filhos José Renato Colaferro e Luis Otávio Colaferro. As atividades da Blue Sol tiveram início em 2010, depois de um ano de muito estudo de tendências e pesquisa de mercado.

“Viajamos pelo mundo para conhecer as principais tendências do setor e visualizar o que estava ocorrendo no exterior. Concluímos, então, que aquele grande movimento ocorreria cedo ou tarde no Brasil e decidimos investir todo o nosso tempo e nossas carreiras no negócio”, afirma o executivo Nelson Colaferro.

Hoje, com nove anos de atividades, a Blue Sol Energia Solar atua em três frentes: desenvolvimento de projetos e instalações comerciais e residenciais de sistemas de energia solar fotovoltaica e capacitação, cursos e treinamentos na área para empreendedores.

A empresa atua nacionalmente e contabiliza mais de 10 mil profissionais capacitados e mais de 1.000 sistemas fotovoltaicos conectados e comercializados.

De acordo com Luis Otávio Colaferro, sócio da companhia e diretor da área de treinamentos e marketing digital, isso se deve ao aumento de sistemas instalados no Brasil. Destacamos como nosso diferencial ter formado e continuar formando novos profissionais e empreendedores na área e, possivelmente, até concorrentes. Pode parecer absurdo, mas é dessa maneira que conseguimos construir e desenvolver o setor de energia solar fotovoltaica e expandir fronteiras a partir de uma grande rede de contatos. Com mais profissionais e empreendedores, a tecnologia se torna cada vez mais conhecida, aumentando, assim, a demanda por sistemas. Somos pioneiros no mercado fotovoltaico e atuamos ativamente junto aos órgãos do setor no cenário brasileiro, como Aneel e Absolar. Apesar de ser um mercado novo, a Blue Sol atua desde o começo e tem muita qualidade e expertise no que faz”, conta.

De acordo com José Renato Colaferro, sócio e diretor de operações da Blue Sol Energia Solar, a tecnologia fotovoltaica, na época em que a Blue Sol entrou no mercado, ainda recebia pouca atenção.

Os relatórios governamentais projetavam que a fonte teria pouca relevância na matriz elétrica brasileira. “Foi apenas depois da Resolução Normativa 482 da Aneel ser publicada que a fonte passou a chamar mais atenção. Com a crise energética que se iniciou em 2013, o Brasil também passou a reconhecer que seu modelo era equivocado e que seria importante para o país investir em diversificação da matriz tornando-se menos dependente das hidroelétricas e dos regimes pluviais”, recorda o executivo, que ressalta que a energia solar é hoje a fonte que mais cresce no mundo.

Em Sorocaba, o franqueado da Blue Sol é João Roberto Acenso (foto) e a unidade fica na  avenida Antônio Carlos Comitre, 510, loja 7. Saiba mais sobre a Blue Sol na coluna Negócios no Ipa Online e na edição do dia 9 de junho do Jornal Ipanema, que pode ser acessado também pelo Portal Ipa Online.

 

 

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.