Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zoonoses realiza o levantamento de índice larvário do mosquito da dengue em Votorantim

Secom Votorantim
Postado em: 20/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Como forma de manter um combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza o Levantamento de Índice Rápido (LIRA). Ao todo serão visitados 600 imóveis nesse mês de outubro.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), durante o ano o Centro de Controle de Zoonoses realiza Avaliação de Densidade Larvária (ADL), e no mês de outubro é o Levantamento de Índice Rápido (LIRA). O trabalho dos agentes de endemias, consiste em visitar toda a cidade, com uma amostragem de casas em média cinco casas por quarteirão.

As residências são visitadas por meio de sorteio que é realizado aleatoriamente. Nas visitas, além das orientações de rotina, são relacionados em boletim todos os recipientes e caso seja encontrada as larvas do mosquito são coletadas.

O Centro de Controle de Zoonoses destaca a importância do descarte do lixo de forma correta, não deixando matérias que podem ser criadouros da dengue, lembrando que os ovos do mosquito são depositados em recipientes mesmo sem água, podendo ficar por cerca de um ano e no momento que tiver água eclodir dando andamento ao ciclo do Aedes Aegypti.

O chefe de serviços de zoonoses, Edson de Almeida, explica que durante o LIRA, os agentes estão adotando todo o protocolo de segurança em relação a pandemia do Covid-19. "Contamos com o apoio dos moradores, pois as residências apresentam muitos recipientes com larvas do mosquito e precisam ser eliminados, ainda mais nesse período de chuva e calor", disse.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Jogo das Estrelas’ promete reunir o público em prol da solidariedade neste domingo

Polícia prende homem e flagra depósito com quase 1 tonelada de maconha no Éden

Polícia vai investigar morte de idosa encontrada com ferimentos em canavial

Câmara vota cancelamento do aumento na tarifa de ônibus; Sessão terá 15 projetos

Maioria dos eleitores de Bolsonaro aprova saída do PSL

Zoológico de Sorocaba abriga primata idosa com diabetes