Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zona Azul de Sorocaba oferece 2800 vagas e promove rotatividade

Agência Sorocaba
Postado em: 15/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Disponível desde março de 2017, o sistema de Zona Azul disponibiliza atualmente 2.800 vagas distribuídas pela cidade no sistema de estacionamento rotativo de Sorocaba. As vagas são regulamentadas e ao estacionar, o usuário deve validar a utilização através do aplicativo digital da Zona Azul, ou com um dos talões disponíveis para a compra nos pontos de vendas autorizados.

Permitindo maior revezamento de carros nas vagas disponíveis, o objetivo do sistema é auxiliar na rotatividade das vagas de estacionamento de forma democrática, para que todas as pessoas utilizem, melhorando a fluidez do trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana da cidade.

Segundo a Associação Comercial Sorocaba, as vendas da região podem aumentar em até 2%, comparado ao ano de 2019, por conta das datas comemorativas de final de ano. 15% dos entrevistados, farão as suas compras em lojas da região central ou de bairros, o que impactará diretamente na utilização de vagas para os veículos.

Para que uma pessoa não utilize a mesma vaga por um grande período, inutilizando a vaga para as demais pessoas, a Zona Azul se torna útil e eficaz, já que porcentagem dos compradores irão com veículos até os locais desejados, garantindo que mais pessoas utilizem uma mesma vaga ao decorrer do horário comercial.

A obrigatoriedade do uso do crédito ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h. Os créditos são válidos por até 1 hora, no valor de R$1,50, podendo ser utilizados até 2 créditos de 1 hora (R$3,00), de acordo com o prazo estabelecido nas placas de regulamentação. É facultado ao usuário, dentro do período de validade do crédito, deslocar o veículo de uma vaga à outra na Zona Azul.

Aplicativo Zona Azul

Para evitar o contato com outras pessoas para adquirir o serviço, a Prefeitura de Sorocaba por meio da Urbes – Trânsito e Transportes recomenda a utilização da ferramenta tecnológica. Uma maneira simples, que em tempos de pandemia auxilia nas preocupações contra a Covid-19.

O aplicativo está disponível para download tanto para tecnologia Android quanto para iOS e, além da compra de créditos, o aplicativo também alerta quando terminará seu período de estacionamento. Já são mais de 43.000 veículos cadastrados no aplicativo.

Para baixar o aplicativo da Zona Azul, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-digital

Já para consultar os locais de venda, acesse: https://www.urbes.com.br/zona-azul-postos-venda

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casal é preso suspeito de manter idosa em cárcere privado por 20 anos

OAB realiza mutirão para analisar juros cobrados de moradores do Carandá

Patroa branca registra queixa de injúria racial contra doméstica: “cachorra do sul”

Após votar, Boulos diz confiar em 2º turno e que Bolsonaro ‘não tem moral nenhuma’

Igrejas evangélicas de Itu adotam sistemas drive-thru e drive-in para atender fiéis

Vídeo mostra grupo destruindo e incendiando carro na rodovia Raposo Tavares