Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

WhatsApp recebe 235 denúncias de infrações de trânsito em uma semana

Postado em: 08/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Com apenas uma semana em funcionamento e 235 denúncias, o “WhatsApp das Denúncias” firma-se como uma ferramenta eficiente no combate às infrações de trânsito. A população de Sorocaba aderiu à novidade e passou a adotá-la como um canal de comunicação para as denúncias.

“No início, recebemos várias perguntas sobre o funcionamento e até sobre o sigilo das denúncias, mas com o passar dos dias a população foi experimentando e comprovando a eficácia da ferramenta.” declarou o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

A Urbes orienta a população a gravar o número do CCO (Centro de Controle Operacional) da Urbes, 15 99183-0037, na agenda de contatos do celular e, quando presenciar uma infração, fotografar e enviar ao CCO. É importante que as informações sejam completas, especificando e mostrando qual o ato de infração praticado.

Além do WhatsApp, a Urbes possui o número de telefone 118 e o Fale Conosco do site www.urbes.com.br como canais de comunicação com a população. Neles a população realiza solicitações, tira dúvidas e faz denúncias. Com a nova ferramenta é possível atender em tempo real as denúncias, e caso confirmado pelo agentes de trânsito, autuar o infrator.

Em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através da GCM (Guarda Civil Municipal) e com a Polícia Militar, foi possível aumentar o efetivo de agentes e atender a população com mais eficiência e em menor tempo.

Até o momento foram realizadas 7 autuações e 1 recolhimento de carro decorrentes das denúncias pelo WhatsApp. Dentre as denúncias mais comuns, estacionar em local proibido foi a campeã. É importante reforçar que a participação da população limita-se às denúncias e não às multas; apenas os agentes de trânsito e guardas civis credenciados são habilitados a aplicar multas. Dessa forma, cabe ao agente de trânsito, ao receber a denúncia, verificar a ocorrência através das câmeras de videomonitoramento ou pessoalmente no local da infração.

A Urbes esclarece que mesmo que a infração não seja comprovada pelos agentes, a denúncia fica registrada e, caso sejam recorrentes, irá inserir o local na rota de trabalho de seus agentes para que possam atuar preventivamente, coibindo novas infrações.

Com o objetivo principal de salvar vidas, a iniciativa busca a conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão por um trânsito mais seguro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Decisão da Taça Cidade de Sorocaba do futebol varzeano começa neste domingo no CIC

Bolsonaro e Temer iniciam formalmente governo de transição nesta quarta

Ponto de ônibus da Rodoviária muda de localização a partir desta quarta

É possível uma dieta vegetariana para cães ou gatos?

Romu detém homem com quase 1.500 porções de drogas no Jardim Brasilândia

Capital paulista não consegue reduzir número de mortes no trânsito em 2018