Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

VÍDEO - Manga diz que Sorocaba pode avançar para Fase Amarela nesta sexta-feira

Foto: reprodução
Postado em: 19/02/2021

Compartilhe esta notícia:

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) disse que Sorocaba pode avançar ainda nesta sexta-feira (19) para a Fase Amarela do Plano São Paulo. 


Manga concede entrevista todas as sextas-feiras ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba


Conforme o prefeito, os dados técnicos apontam que o município avançará de fase. "Se fosse unicamente decisão técnica sim [avanço ocorre]".


Atualmente, a cidade se encontra na Fase Laranja, que permite a reabertura de setores comerciais, shoppings e academias, menos bares e restaurantes, que devem atuar somente via drive-thru e delivery. Na Amarela, o funcionamento presencial desses últimos é autorizado. 


Também na Fase Amarela é permitido um horário mais amplo de funcionamento na maioria dos setores. Enquanto na Laranja são 8 horas, na Amarela são 12 horas.

O anúncio de reclassificação de fase deve ser feito pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva nesta sexta-feira, a partir das 12h45. 

 
Assista
 
 
 
 
Casos de covid-19 em Sorocaba
 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento nos recuperados da Covid-19 nestquinta-feira (18), chegando ao total de 33.682. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 34.617 para 34.755 na cidade. Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 727 e a taxa de letalidade no município é de 2,1%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

 

Sorocaba recebeu a notificação de mais 138 casos confirmados da Covid-19, 155 recuperados e seis óbitos, esses ocorridos desde o dia 12 de fevereiro, mas informados pelo hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados apenas no dia de hoje (18). Do total de confirmados, 63 estão internados (47 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 283.

 

A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 570 para 502. Entre todos os suspeitos, 60 estão internados em hospitais da cidade, sendo 28 em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 85.651.

 

Taxa de ocupação dos leitos Covid

 

No censo diário de leitos da Covid-19 desta quinta-feira (18), o Hospital Estadual Adib Jatene está com dois leitos clínicos Covid ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 95% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e sete estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid está desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 25 estão ocupados.

 

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 74,54%, o que representa 41 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e oito estão ocupados. O mesmo hospital também possui dois leitos de UTI Covid que encontram-se desocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, dois estão ocupados.

 

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 80% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (16 leitos ocupados dos 20 pactuados) e 70% dos de UTI (14 leitos ocupados dos 20 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se ocupado. O Samaritano possui nove leitos clínicos Covid ocupados do seu total de 21 existentes. Já, a UTI Covid dessa mesma instituição está com 70% de ocupação, o que significa 14 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum possui paciente. O Hospital Evangélico atingiu 90% de ocupação de sua UTI Covid (nove leitos ocupados dos 10 pactuados) e 13,33% dos leitos clínicos (dois leitos ocupados dos 15 pactuados).

 

Conscientização e combate à Covid-19

 

A Secretaria da Saúde (SES) reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental.

 

Óbitos

– Homem de 58 anos, diabético. Faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 17 de fevereiro;

– Homem de 76 anos, cardiopata. Faleceu em unidade de urgência e emergência de Sorocaba no dia 17 de fevereiro;

– Homem de 89 anos, com doença pulmonar crônica. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 18 de fevereiro;

– Homem de 52 anos, diabético e com doença hematológica. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 17 de fevereiro;

– Homem de 82 anos, hipertenso e com doença neurológica crônica. Faleceu em hospital particular de Sorocaba no dia 17 de fevereiro;

– Homem de 60 anos, diabético e hepatopata. Faleceu em hospital público de Sorocaba no dia 12 de fevereiro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Traficantes são presos com drogas vendidas em rave; lucro era de R$ 25 mil

TJRJ determina que filhos de Flordelis fiquem em prisões separadas

CPI da ‘Tenda dos Milagres’: ex-secretário pediu auditoria após pagamentos repetidos

Pandemia em 2021 pode ser pior do que em 2020, diz presidente do Instituto Butantan

Guarda Municipal detém dupla por furto de fiação elétrica em creche localizada no Parque São Bento

TSE busca parcerias para desenvolver sistema de votação pelo celular