Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadores votam nesta quinta-feira projeto de auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica

Foto: Câmara Municipal de Sorocaba
Postado em: 24/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica; liberação de animais de estimação nos hospitais para visita e declaração de utilidade pública são temas dos três projetos de lei em primeira discussão na 66ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, que será realizada nesta quinta-feira (24).

De iniciativa do presidente Fernando Dini (MDB), o Projeto de Lei nº 298/2018, em primeira discussão, institui no município o auxílio-aluguel destinado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A concessão do benefício, de até R$ 700 por mês, terá a validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

O projeto, que pretende aumentar a rede de proteção mulheres, irá beneficiar vítimas de situações previstas no inciso III, artigo 23, da Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha). O Executivo terá o prazo de 120 dias, a contar da data de sua publicação, para regulamentar a lei. A proposta foi considerada inconstitucional pela Comissão de Justiça, por vício de iniciativa, com manifestação contrária do Executivo.

Também em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 130/2019, do vereador Wanderley Diogo (PRP), declara de Utilidade Pública a Associação do Amor Inclusivo (AAI). Fundada em 2017, a entidade atende pessoas com deficiência, incluindo a alfabetização na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A terceira proposta da pauta em primeira discussão - Projeto de Lei nº 292/2019, é de autoria do vereador Anselmo Neto (PSDB) e libera a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visita a pacientes internados. De acordo com o projeto, para adentrarem no hospital, os animais devem estar com a vacinação em dia e higienizados, necessitando, porém, de prévia autorização da comissão de Infectologia do hospital. Caberá aos hospitais a criação de normais para a visitação que deverá ser agendada com antecedência na administração.  

Aplausos - Também consta da pauta em discussão única a Moção de Aplausos nº 11/2019, de autoria do vereador Luis Santos (PROS), ao Projeto Viva a Diferença - Valorização da Família Cristã. Com texto de Marisa Lobo e ilustração de Osmar Ritter Junior, a história em quadrinhos para crianças de 4 a 8 anos, retrata valores e princípios bíblicos, na forma de diálogo entre duas crianças e seus pais, abordando temas como identidade, sexualidade e gênero.
 
Em votação única, o Projeto de Decreto Legislativo nº 93/2019, do vereador Fernando Dini (MDB), concede o título Emérito Comunitário a Márcia Luzetti de Oliveira Leite, e o Projeto de Decreto Legislativo nº 94/2019, do Eng. Martinez (PSDB), dispõe sobre a concessão de Medalha do Mérito Esportivo "Newton Corrêa da Costa Júnior" (Campineiro) ao corredor amador "Anderson Santos".

Completam a pauta seis projetos de lei sobre denominações, três deles do vereador Fernando Dini (nº 308/2019, nº 309/2019 e nº 310/2019), denominando de José Vieira de Melo e Silvio Micheletti, as ruas 15 e 16 do Residencial Jardim Bouganville, e de Antonio José de Carvalho a Rua 74 do Parque São Bento.

Já o Projeto de Lei nº 312/2019 e o Projeto de Lei nº 313/2019, ambos do Executivo, dispõem sobre a denominação de "Pedro José de Araujo" a Viela Santa Rita, no Jardim Itanguá II, e de "Giacomo Ciardo" a Rua 17 do Jardim Golden Park Residence II. Por fim, o Projeto de Lei nº 314/2019, de Iara Bernardi (PT), denomina de “Professor Milton Santos” a Escola Municipal localizada na Rua Elias Maluf com a Estrada George Oeterer, Jardim Wanel Ville.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jovem é morto a tiros durante briga por som alto em apartamento no Wanel Ville em Sorocaba

Ministério da Educação vai divulgar resultado do Enem no dia 17 de janeiro de 2020

Cientistas mapeiam coronavírus em morcegos em ação contra novas epidemias

Após fotos de Crespo, até coelhinho de pelúcia é visto sinalizando buraco de rua

Prefeita acompanha investigações sobre a causa da morte de jovem no Vitória Régia

Rua Comendador Oeterer prossegue em obras para receber o BRT