Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora quer tornar obrigatório uso de máscaras em Sorocaba

Câmara Sorocaba
Postado em: 02/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, na última quinta-feira (30), um projeto de lei obrigando o uso de máscaras, cirúrgicas ou artesanais, durante o deslocamentos pelo território de Sorocaba, para a realização de qualquer espécie de atividade, enquanto perdurar a decretação de calamidade pública causada pela pandemia do Coronavírus.

Segundo o projeto de lei, os estabelecimentos privados cujas atividades estejam expressamente permitidas na vigência da decretação de calamidade pública, deverão tomar as providências necessárias para o cumprimento do estabelecido na lei, realizando a fiscalização do uso de máscaras por parte de seus funcionários, colaboradores e clientes, inclusive impedindo que estes ingressem e/ou permaneçam no local, sem a utilização de máscaras. O ingresso e ou permanência de pessoas sem uso de máscara acarretará multa ao estabelecimento, no valor de um salário mínimo por pessoa, e na reincidência, a perda do alvará de funcionamento.

O disposto no projeto de lei se aplica também ao sistema de transporte público coletivo municipal; ao transporte coletivo privado; e ao transporte individual remunerado de passageiros, incluindo táxis. Ainda segundo o projeto, fica estabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras, cirúrgicas e/ou artesanais, durante a execução das respectivas atribuições inerentes aos cargos e funções públicas.

Os munícipes em flagrante desacordo as determinações contidas na lei deverão ser identificados e advertidos formalmente; e no caso de reincidência, eles devem ser identificados e responsabilizados legalmente por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

A fiscalização acerca do cumprimento das disposições constantes no projeto de lei, uma vez aprovado, serão realizadas pela equipe de fiscalização da prefeitura Municipal de Sorocaba, pela Guarda Civil Municipal, e por demais agentes designados pelo Poder Executivo Municipal.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria do Estado da Saúde monitora caso suspeito de Coronavírus em São Roque

Polícia recupera dois veículos que foram roubados de motoristas de aplicativo

Obras avançam na Estrada do Lageado com a primeira camada de pavimento asfáltico

Procuradoria liga ex-secretário de Paes a contrato com sócio de filho de Lula

Lewandowski vota no STF a favor da obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19

Comissão do Senado aprova indicação de Jorge Oliveira, ministro de Bolsonaro, para o TCU