Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora cobra ações mitigatórias: “o que ocorre em Sorocaba é uma tragédia”

Postado em: 28/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) fez uma série de visitas à Zona Oeste, acompanhada de técnicos da Urbes, solicitando melhorias para o trânsito. Dentre as reivindicações, ocorridas no último dia 23/07, esteve a solicitação de transformação de parte de uma via particular em via pública, para “duplicar” um trecho da Estrada do Ipatinga. A cobrança de Iara é que a ação ocorra como medida mitigatória pela construção do Residencial Coimbra.

Outra solicitação de Iara foi para que o traçado de duplicação da Av. Comendador Vicente Amaral seja revisto. A duplicação ocorre como medida mitigatória pela construção do Residencial Serra Bonita, mas o traçado está perigoso e feito de forma equivocada, segundo a vereadora. Ela cobra que toda a via seja iluminada, iluminação essa implantada também como medida mitigatória por parte dos empreendedores.

“O que está ocorrendo em Sorocaba é uma tragédia: nossa cidade está crescendo desordenadamente e parece que a Prefeitura não faz a menor questão de desempenhar seu papel de fiscalizadora e agir no sentido de garantir um futuro sustentável para nosso município. O futuro cobrará a fatura do desleixo com o presente”, diz Iara.

RESIDENCIAL COIMBRA

Em sua primeira ação, Iara esteve com técnicos da Urbes na Estrada do Ipatinga, em frente ao Residencial Coimbra, que cresce dia a dia (em etapas) e já conta com mais de mil residências. Os empreendedores construíram uma via de acesso ao residencial, paralela à Estrada do Ipatinga, em seu início, no final da Av. Américo Figueiredo. A Av. Américo é duplicada, mas a Estrada do Ipatinga, não.

“Solicitamos à Urbes, que aceitou nossa proposta, uma ação no sentido de tornar essa via de acesso ao Residencial Coimbra uma via de tráfego público, tornando-a, então, uma continuação da duplicação da Américo Figueiredo, por conseguinte, a duplicação da Estrada do Ipatinga”, diz Iara.

“Tal ação já ocorreu, por nossa iniciativa, nos primeiros 500 metros da via dos empreendedores. Mas como o condomínio cresce em “módulos” (“villages”), outros 100 metros de via foram construídos. São justamente esses 100 metros que cobramos que sejam tornados via pública juntamente aos 500 anteriores”, lembra a parlamentar. Com isso, o tráfego local ganhará fluidez, inclusive para as centenas de pessoas que usam diariamente a Estrada para acesso a George Oeterer.

“É importante salientar que cobramos que essa extensão de via pública se dê como ação mitigatória e compensatória por parte do residencial, sem custos ao Poder Público, que já deveria ter exigido ações mitigatórias e compensatórias no ato de aprovação do projeto”, enfatiza.

RESIDENCIAL PARQUE SERRA BONITA

Outra vistoria que a parlamentar petista fez foi no Residencial Parque Serra Bonita, também na Zona Oeste. A Prefeitura aceitou, como ação mitigatória, que os empreendedores (MRV) arcassem com a duplicação de parte da Av. Comendador Vicente Amaral. “Contudo, o traçado que fizeram ficou extremamente perigoso, mal feito, mal projetado. Exigimos que esse traçado seja revisto, bem como toda a sinalização do local. A Urbes, que nos acompanhou, concordou com nossas propostas”, enfatiza Iara.

A Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências está cobrando a implantação de iluminação na Avenida. “Concordamos integralmente com a Associação e estamos ao lado dela lutando para que a iluminação da via se dê também como contrapartida do empreendedor”, diz a parlamentar. O Residencial possui mais de 900 apartamentos e estão previstas mais de 4 mil novas unidades.

ACESSO AO CENTRAL PARQUE

Por fim, Iara solicitou estudos da Urbes, cujos técnicos in loco verificaram, com ela, a viabilidade da proposta, de pavimentar uma via paralela à Raposo Tavares, para dar acesso facilitado ao Central Parque e demais bairros. Hoje, a entrada é feita exclusivamente pela lateral do Boi Branco (Estrada Heitor Cury). Com a pavimentação da continuação da via, os carros poderão ter novo acesso aos bairros, desafogando o trânsito.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulheres são detidas ao tentar entrar com maconha em CDP de Sorocaba

WhatsApp bloqueia canais do PT após envio de mensagens ‘em massa’

Duas ambulâncias em Sorocaba estão paradas por falta de seguro, denuncia vereadora Iara Bernardi

Número de casos de dengue aumenta para 30 em Votorantim

Bolsonaro convida Temer para chefiar missão do Brasil de ajuda ao Líbano

Beleza estética e ritmo contemplativo realçam rotina simples dos personagens de “Roma”