Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereador questiona divulgação de cronograma que mostra obras da prefeitura

Postado em: 19/05/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Péricles Régis está questionando por que a Prefeitura de Sorocaba deixou de cumprir uma lei sancionada em agosto de 2017 que obriga o Executivo a publicar em seu site o cronograma de obras e serviços programados para Sorocaba.

A lei, que determina que no último dia de cada mês o Poder Público divulgue todo o cronograma de ações e endereços de intervenções do mês seguinte, está sem atualização no site do governo municipal desde o mês de dezembro de 2018. O vereador Péricles Régis (MDB) encaminhou o segundo requerimento desde a aprovação da lei para questionar sobre sua implantação e caso não receba um prazo para sua completa adequação, irá representar junto ao Ministério Público.

A lei 11.573 determina que a Prefeitura faça a divulgação do cronograma de obras e serviços possibilitando que qualquer munícipe saiba a data exata na qual o Poder Público realizará intervenções como tapa-buracos, pavimentação de vias, poda de árvores, patrolamento de ruas, instalação de iluminação, entre outros serviços.

O vereador explica que após passar a valer, a lei começou a ser cumprida de maneira gradativa, com novos serviços sendo acrescentados mês a mês na planilha pública que era divulgada pela Prefeitura. “Começaram a divulgar o tapa-buracos, depois serviços de revitalização em praças e ações de patrolamento em ruas de terra, mas desde dezembro, toda a divulgação foi interrompida”, denuncia o vereador. A divulgação deve ser feita com o dia no qual o serviço será realizado, um breve descritivo do trabalho que será executado e a localização exata da intervenção, com o numeral do imóvel mais próximo.

Segundo Péricles, a lei nasceu porque a população faz os pedidos diretamente à Prefeitura e não recebe qualquer posicionamento sobre quando sua solicitação será atendida. “Todas as ações da Prefeitura envolvem planejamento, então a lei basicamente determina que seja dada transparência ao processo”, explica.

Em seu requerimento, que será levado a plenário na sessão de terça-feira (21), Péricles Régis questiona os motivos do descumprimento. No final do ano passado, quando o vereador já havia identificado uma falha na atualização, o Executivo respondeu um requerimento alegando que a falha havia se dado no envio de e-mails para a Secretaria de Comunicação, que seria a encarregada de abastecer o site. Em seu novo requerimento, Péricles pergunta qual o motivo de as atualizações não terem sido feitas nos últimos cinco meses. “Se a divulgação dos cronogramas não passar a ser feita de forma completa pelo site da Prefeitura, redes sociais do Executivo e através do jornal impresso do município, buscarei os meios legais para garantir que a legislação seja cumprida. Estamos falando de transparência dos processos através de uma lei que não envolve qualquer gasto para o poder público e beneficia toda a população”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Vitória por parte do Legislativo", diz presidente da Câmara sobre Justiça rejeitar volta de Crespo

Buscas em Brumadinho ainda não têm data para acabar, dizem bombeiros

Trump rompe com a OMS por influência excessiva da China

Caixa vai lançar programa de financiamentos de até R$ 2 mil

Decotelli deixa MEC após revelações de falsidades em currículo

Sem CNH, motorista de 18 anos capota carro de luxo do pai e mata produtor visual na capital paulista