Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora Iara Bernardi é homenageada na Câmara dos Deputados

Postado em: 24/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) esteve na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (24) para acompanhar a sessão solene em homenagem aos 50 anos do Levante de Stonewall. A parlamentar estava entre as homenageadas. Iara foi lembrada pela luta pelos direitos humanos.

Em discurso, a vereadora lembrou a luta na Câmara dos Deputados em parceria com outros parlamentares e entidades civis, pela criminalização da homotransfobia, recentemente referendada pelo Supremo, que enquadra o crime na Lei do Racismo, como o PL de Iara propunha.

Ela ainda concluiu o discurso cutucando a Câmara: “Parece que esta Casa aqui não dá mais a devida atenção [aos direitos humanos] como nós dávamos antigamente”.

O Dia do Orgulho LGBT

A data é lembrada mundialmente marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBT durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT ocorrem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

A partir do levante de Stonewall Inn dia é celebrado como uma expressão de orgulho – e não de vergonha – de assumir publicamente a sua orientação sexual e identidade de gênero.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba ganhará novo terminal de ônibus no Vitória Régia

Wajngarten volta de viagem aos EUA com Bolsonaro com suspeita de coronavírus

“Assessor da Coxinha” e secretários são convocados pela CPI dos “voluntários”

Homem é preso após ser denunciado por adulterar e vender cosméticos com datas vencidas

Motorista de ônibus esfaqueia flanelinha e atira contra 3 vítimas após colisão; caso ocorreu na capital

Feira de Adoção de filhotes acontece amanhã no Parque Campolim