Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora Iara Bernardi é homenageada na Câmara dos Deputados

Postado em: 24/06/2019

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) esteve na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (24) para acompanhar a sessão solene em homenagem aos 50 anos do Levante de Stonewall. A parlamentar estava entre as homenageadas. Iara foi lembrada pela luta pelos direitos humanos.

Em discurso, a vereadora lembrou a luta na Câmara dos Deputados em parceria com outros parlamentares e entidades civis, pela criminalização da homotransfobia, recentemente referendada pelo Supremo, que enquadra o crime na Lei do Racismo, como o PL de Iara propunha.

Ela ainda concluiu o discurso cutucando a Câmara: “Parece que esta Casa aqui não dá mais a devida atenção [aos direitos humanos] como nós dávamos antigamente”.

O Dia do Orgulho LGBT

A data é lembrada mundialmente marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBT durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT ocorrem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

A partir do levante de Stonewall Inn dia é celebrado como uma expressão de orgulho – e não de vergonha – de assumir publicamente a sua orientação sexual e identidade de gênero.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apoiadores de Bolsonaro reviram lixo do Alvorada para atacar jornalistas

Feira de adoção de filhotes acontece neste final de semana no Campolim

Vítima de tentativa de roubo persegue bandido e acaba colidindo em moto com casal

Coaf: R$ 2,5 mi em conta de marido de jornalista que vazou conversas de Moro

Criminoso que matou e jogou corpo de idosa em canavial é preso

Brasil tem janela de oportunidade para conter coronavírus, diz OMS