Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Unimed Sorocaba recebe a primeira ‘Geladeira Literária’ de Sorocaba

Postado em: 12/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A primeira Geladeira Literária Itinerante de Sorocaba encontra-se instalada no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba. Uma geladeira estilizada acomoda diversos livros, que ficam à disposição para leitura e empréstimo. A iniciativa é de um grupo de mulheres, fãs de livros impressos, e a gestão operacional é feita pelo Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (NGES) da cooperativa médica.

Na inauguração, as idealizadoras do projeto Geladeira Literária Itinerante de Sorocaba – Cláudia Cintra Perez, Gisele Muraro Matheus Martins, Maria Dolores Américo Santos, Lúcia Siqueira e Carmen Terezinha Figueiredo – estiveram no HMS e foram recebidas pelos diretores da Unimed Sorocaba: Paulo Hungaro Neto (vice-presidente), Miguel Villa Nova Soeiro Filho (superintendente) e José Augusto Rabello Júnior (diretor de Mercado), assim como pelo diretor técnico do Hospital, Mário Sérgio Moreno.

Lúcia teve a ideia a partir do sucesso da iniciativa em algumas cidades do país. Segundo ela, o objetivo é “estender o prazer e a oportunidade da leitura ao maior número possível de pessoas e levar a ação a outros locais da cidade, tornando-o um projeto social”.

A Unimed Sorocaba foi a primeira instituição que acolheu a ideia. “Ficamos lisonjeados com o pioneirismo, mas o que queremos mesmo é que outras empresas se associem e o projeto cresça”, disse Paulo Hungaro, que foi quem apresentou o projeto ao NGES.

“É uma ideia fantástica e que vem ao encontro de algo que já fazemos na Escola Estadual Monteiro Lobato, adotada pela Unimed Sorocaba. Lá, temos um programa de estímulo à leitura, mais especificamente às obras clássicas. O que vocês estão fazendo reforça essa ação”, destacou Miguel Soeiro.

Todos os livros que ficam na Geladeira Literária foram doados e podem ser lidos no próprio local ou emprestados a clientes, cooperados e colaboradores. “Também é um exercício de cidadania”, comentou Lúcia. “Afinal, conscientiza sobre a importância de devolver os livros, em prol da coletividade. ”Quem deseja fazer uma doação de livro pode deixá-lo na própria geladeira. A manutenção é semanal e realizada pelo grupo de idealizadoras.

O grupo tem uma parceria com a Editora Saraiva, que disponibiliza, dentro da Geladeira Literária, vouchers de 10% de desconto para a aquisição dos seus livros na livraria.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sob o Azul do Céu e a arte do perdão

Concurso público Detran.SP: inscrições prorrogadas até as 14h do dia 15 de maio

Movimento descumpre decisão judicial e Sorocaba está sem transporte público

Após votar, Marina Silva diz que violência ameaça eleições

Opositores de Crespo ganham destaque em comissões da Câmara

Após denúncia de corrupção, página de Crespo no Facebook ‘desaparece’